Conta alta – O estado de Nova York soma US$ 42 bilhões em prejuízos causados pela passagem da supertempestade Sandy. Os danos financeiros foram maiores que os ocasionados pelo furacão Katrina, em 2005.
Se for somado o desastre nova-iorquino com o estado vizinho, Nova Jersey, a perda chega à casa dos US$ 62 bilhões. Além disso, a supertempestade Sandy foi responsável por 110 mortos, número bastante inferior aos óbitos consequentes ao Katrina que são de 1.833 vidas perdidas.
Os estragos causados pelo evento climático serviram de base para o discurso do governador de Nova York, Andrew Cuomo, que solicitou ajuda federal para que o estado possa se recuperar da devastação do último mês.
A estimativa monetária das autoridades norte-americanas consideram apenas os nados às estruturas físicas, como estragos no metrô, na estátua da liberdade, em sistemas de energia, entre outras coisas. Não são consideradas as consequências ambientais e sociais do desastre.
As autoridades norte-americanas já estão buscando alternativas para se prepararem para as catástrofes que devem ocorrer nos próximos anos em consequência das mudanças climáticas. O intuito é tornar o país mais estruturado, reduzindo os prejuízos financeiros e humanos de eventos climáticos extremos. (Do CicloVivo com informações da revista Exame)