Sem saber o que fazer com a economia, Mantega volta a liberar a entrada de dólares no País

Totalmente perdido – O bambolê econômico comandado pelo ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega, faz com que os brasileiros fiquem sem saber no que acreditar. No final de 2011, Mantega garantiu que a economia brasileira neste ano cresceria acima dos 4%. O ano de 2012 está prestes a acabar e o crescimento do PIB será de pífio 1,3%.

Durante muito tempo, o governo federal manteve a inflação sob controle com a valorização do real frente ao dólar. Como esse cenário complicava ainda mais a situação do setor exportador, o governo resolveu adotar uma medida pontual e populista para supostamente salvar os exportadores. Para tal criou regras mais rígidas para empréstimos no exterior.

Com a alta do dólar nos últimos dias, o ministro Guido Mantega resolveu inverter o jogo e retirou a trava que impedia a entrada da moeda norte-americana no País. A partir de agora, os palacianos voltarão a ter as mesmas preocupações de antes.

Enquanto Mantega não se decide, a economia brasileira anda de lado e o governo, que deveria atrair investidores privados para solucionar os enormes problemas da infraestrutura, quer fixar a taxa de retorno daqueles que tirarão dinheiro do bolso para cobrir a incompetência do Estado.

Há exatos dez anos o Partido dos Trabalhadores vem brincando de governar. Tão messiânico quanto irresponsável, o ex-presidente Lula apresentou ao eleitorado a presidente Dilma Rousseff como uma grande gestora, a chamada “gerentona”. Em dois anos de governo ficou claro que Lula mente de forma sequencial e que Dilma é péssima gestora. No primeiro biênio da era Dilma a média anual de crescimento da economia é de 1,35%.

Como sempre afirma o ucho.info, os estragos provocados pelas sandices de Lula exigirão dos brasileiros pelo menos cinco décadas de esforço contínuo. Como disse certa feita um comunista de botequim, “nunca antes na história deste país”. Para piorar, a oposição é incompetente.