Viagem de férias: comprar dólar agora ou esperar?

Dúvida cruel – Com o final do ano chegando, as férias já estão sendo planejadas e esperadas por muitos. Para aqueles que têm como destino os Estados Unidos, surge uma dúvida. O que é melhor? Comprar dólar hoje ou quando for mais próximo da viagem? Como saber qual a melhor cotação?

Para aqueles que acham que o mercado do dólar tem uma tendência, estão enganados. “Não existe melhor momento para comprar. É uma lenda. Não se consegue prever o mercado. Além disso, dólar não é investimento, não é como um ativo, um papel em bolsa”, explica Fernando Bergallo, gerente de câmbio da TOV Corretora.

A melhor opção é avaliar o fluxo de caixa, custo de oportunidade e quanto vai gastar durante a viagem, ou seja, quanto a pessoa terá em reais, de onde irá tirar o dinheiro (seja na venda de uma ação que está em queda ou da poupança) e onde e de quanto serão gastos. Assim, com planejamento, não haverá surpresas no orçamento.

Para quem tem dúvida se deve comprar os dólares no cartão de crédito, cartão pré-pago ou dinheiro, Bergallo explica: “Comprar dólar pelo cartão de crédito é inconveniente, pois a pessoa pagará 6,38% de IOF, enquanto utilizando papel moeda (dinheiro) ou cartão pré-pago (cartão recarregável), pagará 0,38%, ou seja, 6% a menos.”

Há também um fator importante nas compras pelo cartão de crédito. “A pessoa que faz compras pelo cartão de crédito no exterior ou compra dólares no crédito, quer aproveitar a menor cotação, mas esquece-se que o valor é calculado com a cotação do dia em que a fatura é fechada. Por isso a chave é ter os pés no chão e programar-se da melhor maneira possível e assim aproveitas as férias sem sustos”, finaliza Bergallo.