Apagões no Rio Grande do Sul levam Tarso Genro a se posicionar contra o discurso do governo do PT

Luz de vela – Quando o ucho.info afirma que o governo do PT e os petistas desconhecem o mais raso significado da palavra planejamento, a esquerda verde-loura se rebela e parte para ataques, em sua maioria sorrateiros.

Para provar que não estamos na contramão da lógica e da coerência, voltaremos no tempo. Durante a era de Fernando Henrique Cardoso, o Brasil enfrentou vários apagões, mas o Rio Grande do Sul escapou ileso porque não apresentou problemas nas linhas de transmissão.

À época, o governo gaúcho estava nas mãos do PT e a secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul era Dilma Vana Rousseff. Sempre soberbos, os petistas disseram na ocasião que os gaúchos se livraram dos apagões graças à competência de Dilma.

Guindada à casa Civil para substituir José Dirceu, desde então a agora presidente tem enfrentado alguns apagões, que ela prefere chamar de blecaute, o que dá na mesma, sempre com desculpas que não convencem.

Voltando ao belo Rio Grande do Sul, o estado, novamente nas mãos do PT, tem sido alvo de seguidas interrupções de fornecimento de energia elétrica, em especial na capital e nas cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Esses blecautes têm provocado situação de caos no trânsito, no aeroporto, em hospitais e em pequenos comércios, cujos proprietários perdem suas mercadorias por causa da falta de energia e do calor excessivo.

Sob o comando o peremptório governador Tarso Genro (PT), cuja incompetência é nacionalmente conhecida, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) coloca a culpa nos consumidores, acusando-os de comprar eletrodomésticos de forma excessiva e sem avisar a companhia.

Trata-se de mais uma sandice do governo do petista Tarso Genro, pois não se tem notícia em qualquer parte do mundo que alguém que compra um simples ventilador seja obrigado a informa a companhia de energia local.

Ademais, foi reduzindo a carga tributária de alguns segmentos da economia e incentivando o consumo que o messiânico Lula tentou tirar, sem sucesso, o Brasil da rota da crise internacional. Agora, com o governo da presidente Dilma Rousseff sem fazer a lição de casa e repetindo o mesmo erro de Lula, apagões devem ocorrer por todo o País, pois os palacianos não pensaram e agiram de forma planejada.

Situação idêntica aconteceu com os combustíveis, pois a enxurrada de carros novos que tomou conta das cidades brasileiras tem obrigado a Petrobras a importar gasolina e vendê-la no mercado a preço subsidiado, saída encontrada para não incendiar a inflação.

No final de 2008, o ucho.info alertou para o perigo das medidas adotadas por Lula e para o discurso que apontava o consumismo como solução. Semanas depois, assessores do então presidente procuraram o editor deste site para dizer que estávamos criticando demais o governo. As críticas continuaram em sua trilha, como pode ser conferido nas edições diárias, pois aos ocupantes do Palácio do Planalto falta bom senso.