Morre nos Estados Unidos, aos 92 anos, o músico indiano Ravi Shankar

Minuto de silêncio – Morreu na terça-feira (11), no condado de San Diego, ao sul do estado da Califórnia, o músico indiano Ravi Shankar, aos 92 anos, segundo informou a fundação que leva o seu nome, East Meets West Music.

“Com grande tristeza escrevemos para informar que Pandit Ravi Shankar, marido, pai e alma musical, faleceu”, afirma o comunicado assinado por Sukanya e Anoushka Shankar, esposa e filha do músico.

Pai da cantora Norah Jones, o músico estava doente, com problemas cardíacos e respiratórios, tendo se submetido a uma cirurgia, no último dia 6, para substituição de uma válvula cardíaca.

“Embora a operação tenha sido bem-sucedida, a recuperação acabou sendo difícil demais para o músico de 92 anos”, diz a nota.

“Infelizmente, apesar dos esforços dos cirurgiões e dos médicos que cuidaram dele, seu corpo não foi capaz de suportar o esforço da operação. Estivemos ao seu lado quando morreu”, afirmaram na nota a mulher e a filha de Shankar.

Os planos para cerimônias póstumas ainda não foram divulgados, mas os familiares solicitaram que todas as flores e doações sejam destinadas à Fundação Ravi Shankar e feitas através do site JustGive.org.

Apesar do seu estado de saúde, Ravi Shankar continuava ativo profissionalmente. Seu último show foi em 4 de novembro, em Long Beach, no condado de Los Angeles, na companhia de Anoushka Shankar.

Seu mais recente álbum, “The living room sessions Part 1”, foi indicado à próxima edição do Grammy na última semana e o músico recebeu da notícia antes da cirurgia.