Governo prorroga a redução do IPI para vários setores e levará municípios à bancarrota

Massa cinzenta zero – Chega a ser irritante a complacência com que a presidente Dilma Rousseff assiste ao desempenho pífio do companheiro Guido Mantega no comando do Ministério da Fazenda. Sempre atrasado na tomada de medidas de estímulo à economia, Mantega só se pronuncia quando a cortesia é com o chapéu alheio.

Durante o anúncio feito na tarde de quarta-feira (19), em Brasília, Mantega se quer foi questionado pelos jornalistas presentes à entrevista coletiva em que foi anunciada a prorrogação do IPI dos automóveis, eletrodomésticos, móveis e materiais de construção, como se isso resolvesse o problema da economia como um todo. Na verdade, essa cortesia coma cartola alheia cria pelo menos 5 mil novos problemas.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é composto pelas verbas arrecadadas com o IPI, o Imposto de Renda e a Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Do total, 90% ficam com os municípios, sendo que os outros dez fazem jus às capitais, que também conta com o Fundo de Participação dos Estados (FPE). De igual modo, o FPE é composto também por verbas arrecadadas com o IPI, o IR e a Cide.

Pois bem, com essa onda de redução de IPI, por exemplo, o governo federal conseguiu movimentar a economia, mas ao mesmo tempo levou à bancarrota centenas de municípios brasileiros, que estão sem dinheiro, inclusive, para pagar o 13º salário dos servidores. Isso coloca os prefeitos em situação crítica, pois ao término dos respectivos mandatos não conseguirão cumprir o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal e, por consequência, serão enquadrados, cedo ou tarde, na Lei da Ficha Limpa, tornando-se inelegíveis.

Quando o ucho.info reitera que os petistas ignoram totalmente o significado da palavra planejamento, a esquerda brasileira torce o nariz e coloca alguns dos seus capatazes cibernéticos para nos incomodar e atacar nossos equipamentos. Não demora muito e o PT quebra o Brasil de uma vez.

Comunista de boteco de lupanar, Lula tinha razão quando profetizou “nunca antes na história deste país”.