O Ano Novo precisa ser de muita luz, mas os brasileiros devem ter em casa vela e lampião

Escurinho do cinema – A forma galhofeira com que Lula tratava os equívocos de seu governo faz parte da herança maldita que foi deixada para sua sucessora, a neopetista Dilma Rousseff, que há dias justificou como falha humana a causa dos recentes apagões elétricos que deixaram milhões de brasileiros no escuro.

Depois de em passado não tão distante culpar os raios por alguns dos apagões, agora Dilma sugere que diante dessa desculpa o brasileiro deve gargalhar. O palavrório irresponsável da presidente está embasado na afirmação de que o Brasil não enfrentará racionamento de energia.

O Brasil é um país com dimensões continentais e que depende basicamente da geração de energia a partir das hidrelétricas. Por causa da extensão territorial, nem sempre a natureza se manifesta de maneira equânime em todo o País, provocando muitas vezes inundações em uma região e seca em outra. No Nordeste, por exemplo, os reservatórios de água das usinas de energia estão abaixo do nível de segurança. No Sul, a energia não falta, de acordo com informe divulgado pela Usina binacional de Itaipu nesta segunda-feira (31).

O motivo dos apagões não é a falta de energia, como destaca a presidente Dilma, mas as falhas no sistema de transmissão, que se tornaram obsoletos e com capacidade aquém da demanda. Diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (NOS), Hermes Chipp foi franco e verdadeiro ao afirmar que é impossível dizer que o Brasil deixará de ter apagões, pois para isso é preciso fazer elevados investimentos no sistema de transmissão, o que encareceria a tarifa de energia elétrica.

O governo federal insiste em ludibriar a opinião pública alegando que a conta de luz ficará mais barata em 2013, por meio de compensações bilionárias pagas pelo Tesouro Nacional às usinas, o País passará a consumir mais energia sem saber da verdade. Essa decisão palaciana é uma das medidas adotadas para estimular a economia no próximo ano. De nada adianta reduzir a tarifa de energia elétrica, aumentando o seu consumo, se o sistema de transmissão é repleto de vulnerabilidades.

Como sempre afirmamos, o Brasil sofre uma série de apagões, mas o maior deles é o de planejamento, palavra cujo mais raso significado os petistas literalmente desconhecem. O PT há dez anos brinca de governar, mas essa brincadeira de esquerdista festivo ainda pode acabar em pesadelo. Consertar os estragos provocados ao País nos últimos dez anos exigirá dos brasileiros pelo menos cinco décadas de esforço continuado.

É preciso reconhecer que Lula, um dos mais famosos comunistas de botequim, foi acertadamente profético quando disse “nunca antes na história deste país”.