Autoridades da Venezuela e de Cuba esculpem a notícia sobre a morte de Chávez

Escondendo o jogo – Confirmando a matéria deste site, a farsa sobre a situação da saúde de Hugo Chávez começa a ser lentamente desmontada em Havana. Enquanto o planeta consumia a notícia, publicada na terça-feira (1) por seu genro no Twitter, de que o caudilho venezuelano passara o dia estável e tranquilo, o ucho.info contestava a informação, pois quem é alvo de septicemia não pode estar no estado sugerido por Jorge Arreaza, que também é ministro de Ciência e Tecnologia da Venezuela. A septicemia leva o paciente à morte em questão de horas.

Diante da falta de notícias sobre Chávez e as contradições entre a declaração dada, no último domingo (3º), pelo vice-presidente Nicolás Maduro e a informação publicada por Arreaza, o ucho.info afirmou que a cúpula do governo venezuelano aguarda o momento mais adequado para dar a notícia da morte do tiranete ou, então, corre contra o tempo para patrocinar uma armação jurídica que eventualmente garanta a posse do ditador, mesmo estando fora do país, o que evitaria a convocação de nova eleição presidencial.

Como destacamos na matéria, a procuradora-geral da Venezuela, Cilia Flores, não desembarcou em Havana, ao lado de Maduro, por caridade ou para uma visita de cortesia a um enfermo, mas, sim, para cumprir ordens.

O jornal espanhol ABC informa que Hugo Chávez, que em dezembro enfrentou nova cirurgia para tentar conter a metástase do sarcoma que teve início na região pélvica, está em coma induzido e que a qualquer momento os aparelhos podem ser desligados.

O diário espanhol destaca que “há alguns dias o estado de saúde de Chávez é considerado crítico, com suas funções vitais mantidas artificialmente, em decorrência da operação a que foi submetido em 11 de dezembro por causa do avançado estágio do câncer do qual padece e das complicações do pós-operatório, provocadas por uma infecção”.

O ABC informa que também que “fontes garantiram que desde segunda-feira está programada a desconexão da assistência artificial que prorroga a vida do presidente venezuelano. Essa desconexão, que terá o óbito como consequência previsível, pode acontecer a qualquer momento”.

A tentativa de Jorge Arreaza, o genro, de camuflar a verdade com uma notícia mentirosa e descabida mostra que está em marcha um processo lento de produção da notícia da morte do líder da Revolução Bolivariana. O ucho.info teve acesso a informações seguras e de fontes confiáveis de que o presidente venezuelano não resistiu à septicemia, processo infeccioso generalizado que atinge todos os órgãos e teve origem nos pulmões. Tal quadro, normal após cirurgias dessa natureza, foi agravado por grande hemorragia ocorrida durante a cirurgia, obrigando os médicos a manobras urgentes para contê-la.

Continuação da farsa

A incongruência que marcou as últimas informações sobre Chávez é tamanha, que durante a terça-feira (1) foi divulgada a notícia de que, no hospital, o venezuelano comemorou o 54º aniversário da revolução cubana. O circo armado em torno do corpo do ditador, que jaz em algum hospital cubano, ressaltou a mensagem de felicitação de Chávez ao povo cubano.

“Neste 1º de janeiro tão especial, quando as circunstâncias da luta pela vida se uniram mais do que nunca para as revoluções cubana e bolivariana, os povos de Venezuela e Cuba estão em comunhão para celebrar nossa solidariedade fraterna”, destaca o documento divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores. “Saiba a Revolução Cubana que pode contar com a Revolução Bolivariana para corresponder com todo o amor e solidariedade que tem concedido ao nosso povo, em sua luta por ser cada vez mais livre e soberana”, continua o texto.

Resta concluir, depois de tantas informações desencontradas para esconder a verdade, que o genro de Hugo Chávez e dublê de ministro pode estar com a razão, pois depois de morto qualquer um permanece estável e tranquilo.

Confira abaixo a entrevista concedida pelo médico venezuelano radicado em Miami, Rafael Marquina, à Rádio Caracol, da Colômbia.