Venezuela sonega informações sobre a saúde de Chávez, que pode estar morto

Cortina de fumaça – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está estável e tranquilo, enquanto se recupera da última cirurgia para retirada de câncer da região do abdômen. A informação foi publicada no Twitter por Jorge Arreaza, ministro venezuelano de Ciência Tecnologia e genro tiranete bolivariano.

Membros da família do ditador, o vice-presidente Nicolás Maduro e outros integrantes do governo da Venezuela continuam em Havana para acompanhar de perto o desenrolar do quadro de saúde de Chávez.

Desde que Hugo Chávez foi diagnosticado com câncer na região pélvica, o governo vem sonegando como pode as informações e travestindo a verdade, como forma de não dar combustível aos oposicionistas. Por essa razão, Chávez optou por se tratar em Cuba, mesmo sabendo que era uma arriscada aposta contra a vida.

Como Chávez tem despejado rios de dinheiro nos cofres da ditadura sanguinária dos irmãos Castro, a possibilidade de vazamento de informações sobre o seu real estado de saúde é quase nula. E aquele que ousar a transgredir a ordem pagará com a vida.

Nenhum paciente pode estar tranquilo depois de complexa cirurgia para conter a metástase de um câncer agressivo e que foi marcada por grave hemorragia. De igual modo essa aludida tranquilidade inexiste quando se sabe que Chávez sofre de sarcoma e que a infecção iniciada nos pulmões evoluiu para septicemia, de acordo com informações do serviço secreto da Colômbia.

O convívio com Hugo Chávez fez com que Jorge Arreaza, o genro, fosse obrigado a aderir à onda de mitomania que emana do Palácio Miraflores, em Caracas. Assim, a afirmação de que o quadro de saúde do ditador é estável deve ser considerada como mais uma inverdade bolivariana. Estável, em qualquer dicionário, significa permanecer no estado em que encontra. Se horas antes a situação de Chávez era grave, como afirmou Nicolás Maduro em comunicado oficial, o “estável” pode ser facilmente substituído por “continua grave”.

Como mencionou o ucho.info em matéria anterior, antes de seguir para Havana e se submeter à quarta cirurgia para a retirada de tumores, Chávez deixou o golpe integralmente pronto. O primeiro sinal desse movimento surgiu com a notícia de que a data da posse de Hugo Chávez no novo mandato presidencial, marcada para 10 de janeiro, poderá ser adiada. Caso a posse não ocorra nessa data, nova eleição presidencial deverá ser convocada no prazo de um mês, de acordo com a lei em vigor.

Nicolás Maduro já foi anunciado como seu herdeiro político e candidato em caso de nova eleição, mas isso não garante a vitória do vice-presidente na disputa pelo poder. A suspeita de golpe cresceu com a chegada, em Havana, da procuradora-geral da Venezuela, Cilia Flores, mais uma amestrada que reza pela cartilha do ditador.

Não se deve descartar a possibilidade de Hugo Chávez já ter morrido, pois septicemia não é algo tão simples como uma indisposição estomacal, por exemplo. Septicemia leva à morte em curto espaço de tempo.

O staff venezuelano pode estar à espera do momento adequado para anunciar a morte de Chávez ou, então, correndo para mudar as leis do país, permitindo que o ditador, dado como vivo, tome posse legalmente fora do país, o que garantiria a permanência de Maduro como seu sucessor. Cilia Flores não viajou a Cuba por ideologia política ou compaixão, mas foi até a ilha caribenha para cumprir ordens.

Gravidade do caso

De acordo com o oncologista Thierry Jahan, da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA), após procedimentos cirúrgicos, como o que enfrentou Hugo Chávez, é grande a possibilidade de infecções evoluírem para um quadro de septicemia (infecção generalizada que pode causar a morte), assim como o surgimento de coágulos, hemorragia gastrointestinal e elevação do aumento de açúcar no sangue, o que provoca diabetes. Jahan destacou que o combate às infecções se dá por meio do uso excessivo de antiinflamatórios esteroides, o que leva ao enfraquecimento muscular.

O sarcoma é um tipo de câncer que atinge células da mesoderme, podendo se desenvolver nos ossos, cartilagens, gordura, músculos, vasos sanguíneos ou tecidos moles. A palavra sarcoma é de origem grega e significa “crescimento carnoso”. Os sarcomas são considerados pelos médicos como os que mais produzem metástase e, por consequência, os mais perigosos e difíceis de serem tratados.

Pacientes com sarcoma geralmente não se sentem doentes e podem ter pouca ou nenhuma dor. De tal modo, não consideram o fato de que essa massa pode representar uma doença letal. Isso leva o paciente a procurar ajuda médica quando o sarcoma está em grau avançado e perigoso. Dores ocorrem quando o sarcoma está localizado em regiões desconfortáveis ou sensíveis do corpo humano.