Condenado à prisão pelo STF, José Genoino abusa e chama jornalista de “torturador moderno”

Fora de órbita – Condenado no processo do Mensalão do PT a seis anos e onze meses de prisão, em regime semiaberto, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, o petista José Genoino parece não ter percebido que o partido resolveu adotar aquela conhecida postura de lobo em pele de cordeiro. Depois de passar meses a fio criticando o Supremo Tribunal Federal, o qual foi desafiado por alguns integrantes da legenda, o PT adotou um discurso mais moderado, em que fala em “cometimento de equívocos”.

Esse discurso de monge tibetano não convence que conhece os bastidores do PT e que ser apenas para como tentativa de evitar que o ex-presidente Lula seja alvo de investigações por parte do Ministério Público Federal ou até mesmo acabe no bancos dos réus de uma CPI, por causa de sua protegida Rosemary Noronha, que se apresentava como namorada do petista.

Prestes a tomar posse como deputado federal, em uma das vagas abertas por parlamentares que renunciaram para assumir cargos nas administrações municipais, Genoino retomou o velho modo de tratar a imprensa tão logo o escândalo do Mensalão do PT veio à tona. Perguntado sobre a posse nesta quinta-feira (3), José Genoino se irritou com o jornalista, chamando de “torturador moderno”.

Ora, o PT se envolve no maior escândalo de corrupção da história nacional, se recusa a dar explicações e a culpa é da imprensa? Genoino precisa se recolher à própria insignificância, pois o Brasil não mudará para melhor com sua presença ou ausência no parlamento federal. Sua posse está dentro do que determina a lei, apesar da indignação da sociedade, mas Genoino deve ser mais comedido, para em breve não enfrentar novamente os constrangimentos que passou em aeroportos e aviões depois do escândalo.

No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, enquanto fazia o check in em uma companhia aérea com destino a Brasília, o petista ouviu de muitos passageiros que aguardavam na fila provocações como “mensaleiro” e “devolve o meu dinheiro”. Fora isso, em uma viagem de Brasília a São Paulo, o ex-presidente do PT, ao embarcar na aeronave, foi alvo de um ruidoso coro que gritava “mensaleiro”.

Diz a sabedoria popular que só encontra aquele que insiste em procurar. E Genoino está decidido a encontrar alguma confusão pela frente, para, na sequência, posar de vítima. Vale lembrar que no julgamento do Mensalão do PT o STF não condenou inocentes.