Chef Carolina Perez traz uma receita com camarões para conquistar a sogra

Sem saída – Vocês já me conhecem um pouco e perceberam que para mim tudo é motivo de festa. Até mesmo visita da sogra!

Com a chegada da minha querida sogrinha em casa, convidei mais uma amiga dela e cozinhei seu prato preferido: CAMARÕES. Aproveitei também para testar o mini-arroz, uma derivação do arroz, mais delicado e menor.

O mini-arroz é o primeiro produto de uma linha regional lançada por Alex Atalla chamada “Retratos dos Gostos”. Segundo ele, “Todo ingrediente brasileiro se tornar um produto da linha, desde que tenha um DNA sustentável e venha de um esforço humano real. A ideia é mostrar uma diversidade de produtos e também de profissionais brasileiros engajados não só na cozinha brasileira, mas também na conscientização ambiental e social.”

A estrela da noite foi um tipo de risoto feito com mini-arroz integral (dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena), abóbora e camarões na cachaça… Ficou de comer de joelhos de tão bom. Abaixo o passo a passo e a foto da “belezura” que ficou o prato.

Ingredientes

500g de mini-arroz integral (se não achar faça com arbóreo mesmo, só fique atenta ao tempo de cozimento que será menor)
1 litro de caldo de peixe ou de legumes
15 camarões grandes
1 dose de cachaça
200g de abóbora descascadas
100g de manteiga
1 cebola roxa picada
1/2 xícara de parmesão ralado
Azeite a gosto
Sal e pimenta a gosto
Cheiro verde a gosto

Modo de fazer

Pegue os camarões limpos e tempere com sal, pimenta e a cachaça. Reserve-os na geladeira. Leve os pedaços de abóbora para cozinhar em uma panela com água e sal, quando estiverem bem macios (+ou-20 minutos) retire do fogo e bata com o mixer até formar um purê bem lisinho. Reserve. Em umaoutra panela, em fogo médio, coloque o azeite e refogue a cebola. Acrescente o mini-arroz e cozinhe em fogo brando com a panela destampada acrescentando o caldo até que o arroz fique “al dente” (40 minutos). O processo é um pouco demorado e você deverá provar para ver se o arroz ficou no ponto. Acrescente o purê de abobora, o parmesão, o cheiro verde, a manteiga, sal e pimenta. Em uma frigideira antiaderente salteie os camarões rapidamente. Monte o prato fazendo um caminha com o mini-arroz e os camarões por cima.

Sobre Carolina Perez

Natural de Araçatuba, mas radicada em São Paulo, a chef Carolina Perez é uma das grandes revelações da gastronomia brasileira. Ela passou, acreditem, pela assessoria jurídica do governo do Estado de Mato Grosso antes de emprestar aos fogões a sua incontestável criatividade como “apaixonada pela gastronomia”, título que ela própria se dedica e classifica como clichê.

Depois de um curso na capital paulista e estágio no “Le Poème Bistrô”, Carolina Perez partiu para Madrid, onde passou pelo descolado gastrobar La Gabinoteca, cujo lema é “comer e viver”. Foi também na capital espanhola que Carolina Perez conheceu o mundo mágico da cozinha molecular, no elegante restaurante La Terraza del Casino e sob a batuta do chef Paco Roncero.

De volta à Pauliceia Desvairada, Carolina tem dividido a sua concorrida agenda entre consultorias na área de gastronomia e disputados cursos de culinária, além de atuar com invejável competência em pequenos eventos.