Racismo no futebol novamente. Será que a Nike vai preparar algo?

Cúmulo do absurdo – Na quinta-feira (3), o Milan, clube italiano de futebol, abandonou uma partida amistosa por conta de ofensas racistas contra os jogadores negros, proferidas por torcedores presentes no estádio. A notícia repercutiu em todo o mundo, com opiniões de todas as partes.

O racismo no futebol não é algo novo e já rendeu a fornecedora de material esportivo Nike uma das campanhas mais bem sucedidas de sua história. Quem não se lembra da “Stand Up Speak Up” protagonizada primeiramente pelo jogador francês Henry e depois por craques de várias nacionalidades.

O símbolo da campanha são as duas pulseiras interligadas, uma preta e a outra branca. Grandes jogadores começaram a utilizar o adorno em jogos oficiais, o que gerou uma mídia espontânea muito forte e evidente. Cerca de 5 milhões dessas pulseiras foram vendidas em toda a Europa e outras milhões distribuídas por outros países do mundo. Todos os recursos arrecadados foram repassados para uma instituição “Stand Up Speak Up”, que apoia iniciativas para combater o racismo no esporte. (Do AdNews)

Confira abaixo um dos vídeos feitos para a campanha, com a participação de Ronaldinho e Roberto Carlos