Petrobras garante fornecimento de gás às termelétricas, mas indústria teme pelo desabastecimento

Xis da questão – Presidente da Petrobras, empresa controlada pelo governo federal, Maria das Graças Foster garantiu que não faltará gás para as usinas termelétricas, acionadas para compensar a queda na produção de energia nas hidrelétricas, cujos reservatórios estão em níveis críticos por causa da falta de chuva.

A declaração de Foster não traz qualquer novidade, mas confirma que pode faltar gás no mercado pelo consumo inesperado por parte das termelétricas. Considerando que muitas empresas brasileiras usam o gás como principal fonte de energia para movimentar seus equipamentos, o clima de incerteza já tira o sono de muitos empresários.

O desabastecimento do mercado não está descartado, pois sabe-se que a produção de gás não é suficiente para atender simultaneamente os dois setores. Essa interrogação que assombra o setor industrial brasileiro mostra a incapacidade do governo federal de adotar o planejamento como regra inviolável da administração pública.

Caso o cenário que hoje está na seara das previsões se confirme, o crescimento econômico em 2013 será novamente comprometido e o “pibão grandão” almejado pela presidente Dilma Rousseff irá pelos ares como gás.