Com pena dos aposentados, governo altera de 6,15% para 6,2% reajuste dos benefícios acima do mínimo

Fortuna extra – Os aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefícios acima do valor do salário mínimo podem ficar tranquilos, pois o governo da presidente Dilma Rousseff, muito sensibilizado, resolver aumentar o reajuste anunciado na quarta-feira (9).

Publicada na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial da União, uma portaria interministerial alterando de 6,15% para 6,2% o índice de reajuste para os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acima do salário mínimo.

A alteração no reajuste, que provocará mudanças substanciais na vida dos aposentados e pensionistas, se deu porque o cálculo do índice deve ser feito com Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na quinta-feira, o Ministério da Previdência informou que a correção, por meio de nova portaria, traria os índices de reajuste dos benefícios e a nova tabela de contribuição dos segurados empregados, empregados domésticos e trabalhadores avulsos. Com esse magistral aumento, o novo teto da Previdência Social passou de R$ 4.157,05 para R$ 4.159,00.

Diante desse anúncio importante do Ministério da Previdência, o aumento real dos benefícios acima do salário mínimo será de apenas 0,36%, porque a diferença refere-se à inflação oficial de 2012, que fechou o ano em 5,84%. Se considerada a inflação real, os aposentados e pensionistas foram lesados, como sempre acontece.

Estivesse ainda integrando a ruidosa oposição de outrora, o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, a essa altura já teria protagonizado um escândalo discursivo sem igual. Agora, como membro do partido do governo, Paim tornou-se mais um dos amestrados pelo Palácio do Planalto, que adotam silêncio obsequioso diante dos absurdos cometidos pelo Executivo. Com a palavra, o senador Paulo Paim!