Haddad anuncia em SP pacote de obras viárias no valor de R$ 1,8 bi, mas cidade tem viaduto que alaga

Camisa de força – Ex-governador da Bahia, Octávio Mangabeira disse certa vez uma frase que foi eternizada pela precisão: “Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”. Estivesse vivo, Mangabeira já teria refeito a sua frase, ampliando o seu sentido para todo o Brasil.

Na principal cidade brasileira e quarta maior do mundo, há absurdos de toda ordem. Sucessor de um dos piores prefeitos da capital dos paulistas, o petista Fernando Haddad corre para mostrar serviço, pois é preciso cumprir as ordens do patrão, Lula, e fazer de São Paulo a plataforma de recuperação do PT para as eleições de 2014. Além de fazer caixa para a campanha presidencial de 2014, pois é assim que a política funciona no Brasil.

Um dia depois de se reunir com Lula, o alcaide paulistano anunciou um pacote bilionário de obras viárias na Zona Sul da cidade, que, dizem as autoridades está atrasado há duas décadas. O objetivo duplicar vias e canalizar córregos, obras que custarão aos contribuintes paulistanos a bagatela de R$ 1,8 bilhão.

Enquanto Haddad se preocupa com essas obras faraônicas, há na cidade absurdos que fariam Octávio Mangabeira dar gargalhadas. O “Minhocão”, cujo nome oficial é Elevado Costa e Silva, obra polêmica construída por Paulo Maluf, é um viaduto que faz a conexão entre as regiões Oeste e Leste da capital. Contudo, o “Minhocão” não é uma obra qualquer, mas uma aberração da engenharia verde-loura.

Na tarde de quarta-feira (16), depois de uma rápida e intensa chuva, o “Minhocão” foi fechado pelas autoridades de trânsito porque alagou. Sim, em São Paulo os viadutos alagam. Na parte de baixo – Rua Amaral Gurgel, na região central – onde existem inúmeros estabelecimentos comerciais, foi atingida pela água que era arremessada pelos carros que trafegavam pelo viaduto.

Arrumar o Elevado Costa e Silva não interessa a qualquer autoridade, pois, além de não proporcionar visibilidade política, não abre a possibilidade de grandes prestadores de serviços da prefeitura se transformarem em doadores de campanha. Mesmo assim, os brasileiros ainda acreditam que o Brasil tem todas as condições de realizar uma Copa do Mundo. Enfim…