Guinness elege Florianópolis a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo

Lição para o planeta – A capital catarinense conquistou uma posição importante entre as cidades que respeitam e cuidam do meio ambiente. Ao longo de 2012, foram arrecadados mais de 18,5 mil litros de óleo de cozinha usado, por meio da campanha “Floripa no Guiness”, promovida pelo projeto ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

Postos de coleta foram instalados em mais de 40 empresas e estabelecimentos comerciais da região. A Dígitro Tecnologia, localizada no bairro de Capoeiras, recolheu em sua sede o resíduo trazido por seus colaboradores e também pela comunidade do entorno. Entre março e dezembro de 2012, a empresa arrecadou cerca de 120 litros de óleo.

Para Luiz Aurélio Baptista, Diretor Administrativo e de Qualidade da Dígitro, a entrada para o Livro dos Recordes foi um ganho coletivo, tanto para ACIF como para todas as instituições voluntárias. “Nós estamos orgulhosos de fazer parte desse esforço por uma sociedade mais sustentável e engajada em ações dessa natureza”, comenta o executivo.

Prêmio Expressão de Ecologia

Além da contribuição ao projeto ReÓleo, a Dígitro tem desenvolvido diversas iniciativas na área de responsabilidade social. Exemplo disto é o Programa Eficiência Energética, que obteve expressiva redução de custos e desperdícios com consumo de energia elétrica através de medidas simples, como a substituição dos computadores convencionais por notebooks, que gastam até 40% menos.

O edifício matriz da companhia, em Florianópolis, é uma construção baseada no conceito green building. Entre suas principais características estão os telhados e as pastilhas claras, para refletir a luz solar; e os vidros especiais (insulados) que bloqueiam em 70% a entrada de calor, diminuindo, assim, o uso de ar-condicionado.

Pela adoção desses recursos, a empresa receberá o Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Conservação de Insumos de Produção – Energia, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2013. (Do CicloVivo)