No país de todos, inflação para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos subiu em janeiro

Lado mais fraco – Para a presidente Dilma Rousseff e o ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, 2013 será um ano de prosperidade e crescimento econômico, mas os números divulgados até agora mostram exatamente o contrário. Mesmo assim, a dupla insiste e enganar a opinião pública, fazendo o possível para mostrar que o Brasil é o país de Alice, aquele das maravilhas que ninguém encontra.

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, começou o ano em aceleração, com uma taxa de 0,98% em janeiro. O índice é superior ao 0,76% registrado em dezembro do ano passado. O IPC-C1 de janeiro é, no entanto, inferior ao Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que mede a inflação para todas as faixas de renda e ficou em 1,01% no mês.

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a alta da taxa em relação a dezembro é resultado do aumento da inflação nos grupos de despesas alimentação (que passou de uma taxa de 1,4% em dezembro para 2,48% em janeiro), despesas diversas (de 1,5% para 4,98%), educação, leitura e recreação (de 0,35% para 2,31%) e transportes (de 0,34% para 0,42%).

No sentido inverso, três classes de despesas tiveram queda na taxa: habitação (de 0,42% para -0,49%), vestuário (de 0,9% para 0,1%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,42% para 0,19%). A classe de despesas comunicação manteve a taxa do mês anterior: 0,03%. O IPC-C1 acumula inflação de 7,03% em 12 meses.

Os dados sobre a inflação oficial, divididos em índices que servem para confundir o cidadão e camuflar a verdade, diferem sobremaneira da realidade enfrentada pelos brasileiros no cotidiano. Quem vai ao supermercado percebe o quanto o governo mente ao falar da economia e principalmente da inflação. Tomara a inflação dos alimentos, em janeiro, tivesse registrado o aumento sugerido pela FGV.

Estatística é a tal da ciência que considera como morno o cidadão que está com os pés no forno escaldante e a cabeça no congelador, quando na realidade ele já morreu há algum tempo.

O PT há dez anos brinca de governar e continua acreditando que a legenda é uma espécie de congresso de primos de Aladim e herdeiros de Messias, quando na verdade não passa de um grupo de incompetentes com vocação para quadrilha. As sentenças do processo do Mensalão do PT não nos deixam mentir. (Com informações da Agência Brasil)