Surpresa do Dia dos Namorados termina em tragédia para o corredor paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius

(Foto: Associated Press)
Confusão armada – Conhecido como “Blade Runner” por usar próteses de fibra de carbono nas duas pernas, o corredor paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius foi preso na madrugada desta quinta-feira (14), em Pretória, acusado de disparar quatros tiros contra a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, que morreu na hora. Três tiros, de uma pistola 9 milímetros, registrada em nome do atleta, atingiram a cabeça da modelo.

O porta-voz da polícia local não descartou a possibilidade de que outros tiros, que não atingiram Reeva Steenkamp, tenham sido disparados. A arma foi recolhida e enviada para a perícia e Pistorius admitiu ter atirado, pensando que se tratava de um assaltante.

Em vários lugares do mundo comemora-se, em 14 de fevereiro, o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) e Reeva teria anunciado em seu microblog no Twitter que faria uma surpresa ao namorado. O crime aconteceu no condomínio Silverlakes, um reduto residencial de milionários sul-africanos e que é cercado de severo sistema de segurança.

A polícia de Pretória negou que havia divulgado qualquer informação sobre crime acidental, lembrando que há registros de “incidentes prévios” e “acusações domésticas”. Oscar Pistorius será levado ao tribunal na sexta-feira (15).

Trajetória esportiva

Pistorius entrou para a história do atletismo mundial nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ao ser o primeiro campeão paraolímpico ao participar de uma edição das Olimpíadas, chegando às semifinais dos 400 metros.

Nos Jogos Paraolímpicos, Oscar Pistrius conquistou a medalha de ouro na mesma prova. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Pistorius conquistou três medalhas de ouro: nos 100, 200 e 400 metros.