Depois de estraçalhar a economia brasileira, o PT decidiu comemorar os dez anos em que está no poder

Falta espelho – Jamais alguém conseguiu destruir a economia de um país em tão pouco tempo como fez o PT nos últimos dez anos. Considerado como fugitivo da imprensa porque não tem como explicar os escândalos de corrupção em que se envolveu, Lula continua dando ordens nos bastidores do governo de Dilma Rousseff e na administração de Fernando Haddad. Gazeteiro profissional e embusteiro incorrigível, Lula conseguiu jogar pelo ralo não apenas uma década, mas várias outras em que os brasileiros não mediram esforços para colocar o Brasil no prumo.

Lula vendeu ao mundo uma bolha de virtuosismo que começa a estourar e provocar estragos em todos os segmentos. Ressuscitou o mais temido fantasma da economia, a inflação. Arruinou a indústria nacional. Patrocinou seguidos escândalos de corrupção. Abusou da pirotecnia para inaugurar obras que estão paralisadas. Empurrou os desavisados ao endividamento recorde. Jogou os afoitos na vala da inadimplência. Velhaco, reinventou a classe média para escapar da peçonha dos enganados. Em tempo recorde aniquilou a crença dos cidadãos no amanhã.

Elegeu Dilma Rousseff e decidiu que Guido Mantega continuaria no Ministério da Fazenda. Tirou outro incompetente, Paulo Bernardo, do Planejamento e colocou no Ministério das Comunicações. Esperou a queda de Nelson Jobim para emplacar o funesto Celso Amorim no Ministério da Defesa, que no Itamaraty foi a “fulanização” do fracasso. Esse enxadrismo de cargos e indicações tem razões bisonhas nos bastidores. A Lula não importa a situação econômica do Brasil, pois o projeto petista é socializar a miséria. Quem nunca foi afeito ao trabalho desconhece o significado de crescimento econômico planejado e sustentável. Foi com essas mentiras que Lula conseguiu entupir a estante do seu apartamento com títulos de doutor honoris causa, cujas concessões destruíram a reputação de universidades seculares.

Lula conseguiu, com a ajuda de Fernando Haddad, corroer o nível da educação no País. Mesmo assim, fincou Haddad na prefeitura paulistana. O escandaloso despreparo de Lula como administrador público serviu de base para a tese de doutorado em economia de Aloizio Mercadante, que protagonizou a maior proeza do planeta em todos os tempos. Fraudou a si mesmo. Fez de um livro pífio, cujo conteúdo é mero “puxa-saquismo”, em tese que foi aceita ao arrepio das normas da Unicamp.

Os setores da imprensa que dependem da publicidade oficial têm o Palácio do Planalto como pauteiro. Jornalistas que noticiam a verdade são perseguidos, monitorados, grampeados, intimidados pela tropa de choque do partido.

Como chefe de governo, Dilma Rousseff é um fracasso colossal. Como garantia de continuidade, Dilma materializa a única verdade que Lula contou na vida. Afinal, a presidente conseguiu dar continuidade ao caos. O cenário já teria levado o mais amador dos economistas ao suicídio, mas o Partido dos Trabalhadores realizará, no próximo dia 20, uma festa para comemorar dez anos de governo democrático e popular.

A festa, que será uma ode à utopia, acontecerá no Parque de Exposições do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista. Lugar menor não serviria, porque as mentiras de Lula e a soberba dos companheiros precisam de muito espaço. A escolha do local tem ao menos uma questão lógica, que é a localização. Fica ao lado do sambódromo paulistano, lugar adequado para fantasias.