São Pedro perde a paciência, faz homenagem a Kassab e chuva desliga 171 semáforos em SP

(Foto: SXC)
Balburdia oficial – Para que os leitores não pensem que os jornalistas deste site são intransigentes com os governantes, em especial com Fernando Haddad, prefeito da maior cidade brasileira, fazemos um balanço do estrago ocorrido na capital dos paulistas após rápida e intensa chuva. A assessoria do petista por certo alegará que o protegido de Lula está no cargo há pouco tempo, mas quem assume o timão de uma embarcação á deriva tem a obrigação de evitar o naufrágio.

Como relatado em matéria anterior, na qual justificamos o fato de ficarmos três horas fora do ar por causa das consequências da chuva vespertina desta terça-feira (19), São Paulo transformou-se em questão de minutos em cenário de filme de tragédia, resultado de dois dias seguidos de manifestação das águas celestiais.

Em ruas e avenidas registrou-se a queda de 139 árvores, sendo que algumas delas caíram sobre a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia. A Eletropaulo, distribuidora de energia elétrica na Grande São Paulo, só inicia os reparos depois que a prefeitura retira as árvores que tombaram com a chuva e o vento.

Às 20h30 desta terça-feira, a cidade tinha 171 semáforos desligados ou em pane, o que só não complicou ainda mais o trânsito porque os motoristas resolveram voltar para casa mais cedo ou permaneceram no trabalho até minimizar o caos.

Pontos de alagamento em diversos pontos da cidade, antenas de telefonia celular tiveram problemas e impossibilitaram chamadas telefônicas, serviço de televisão a cabo comprometido por causa da chuva, falta de energia, acesso à internet inviável.

Esse quadro caótico é resultado da sequência de políticos irresponsáveis e gazeteiros que administram a cidade, sem se preocupar com o maior dos seus problemas, que é capacidade de absorver e escoar a água das chuvas. Longe do palanque, esses políticos simplesmente ignoram os prejuízos materiais e morais causados aos cidadãos.

(Foto: Eduardo Anizelli - Folhapress)

Donos de veículos que foram invadidos por água imunda e lamacenta ou destruídos pela queda de árvores serão obrigados a brigar judicialmente com as seguradoras para ter o dano reparado. Cobrar da prefeitura o prejuízo exige paciência e persistência, pois trata-se de uma batalha de pelo menos uma década. Quem não tem o veículo assegurado e usa o carro para trabalhar deve se virar, porque a prefeitura não está preocupada com o assunto.

Nos últimos seis anos, Gilberto Kassab, agora protegido e adulado pelo Partido dos Trabalhadores, levou a cidade de São Paulo a uma das piores e mais degradantes situações de sua história. Kassab passou a maior parte se exibindo na vitrine da política e empenhado na criação de seu partido, o PSD, que agora engrossa a base de apoio ao governo da inoperante Dilma Rousseff.

Quando o Palácio do Planalto perceber a besteira que fez ao levar Kassab para a base aliada será tarde. Mas essas figuras que abusam da credulidade do cidadão se merecem recíproca e duplamente.