Apesar da aterrorizante inflação, Copom deve manter taxa Selic em 7,25% ao ano, afirma professor

Andando de lado – A taxa básica de juro (Selic) não deve sofrer alteração na segunda reunião de 2013 do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, cuja decisão será anunciada no começo da noite de quarta-feira (6). É o que afirma o professor Samy Dana, da Escola de Economia da FGV-SP.

“O governo manterá cautela e não irá alterar a Selic. Os indicadores econômicos preveem um bom resultado do PIB (em torno de 1%) no primeiro trimestre, no entanto, o ano ainda é uma preocupação: grandes desafios de infraestrutura com uma inflação que preocupa” Caso a inflação pressione, o governo deve subir a Selic na próxima reunião”, destaca Dana.

De acordo com o professor da FGV-SP, a inflação continua sendo um grande empecilho ao governo. “A inflação este ano deve ficar em 5,8%, bem próxima do teto da meta estipulada pelo governo que é de 6,5%. O governo precisa parar de incentivar o crédito desenfreadamente e aumentar a possibilidade de produção das indústrias, estimulando a ampliação de fábricas e investimentos mais longos”, diz Dana.

Para quem pretende investir, Dana recomenda a os títulos do Tesouro indexados a inflação (NTN-Bs). “Em épocas de juros baixos, essa modalidade, garante no um juro real positivo. Outra dica é investir em bancos renomados que oferecem mais que 95% do CDI”.