Sentir o cheiro da natureza pode evitar estresse e câncer

Remédio natural – Um grupo de pesquisadores acredita que os cheiros da natureza podem evitar o estresse e até o câncer nas pessoas. O estudo, produzido no Japão, avalia o efeito terapêutico dos aromas das árvores e pode dar origem a um novo tratamento alternativo.

De acordo com os especialistas, quando os cheiros da floresta começam a agir no organismo, já diminuem o estresse e a irritação. Sendo assim, caminhar numa área verde pode estabilizar a pressão arterial e fortalecer a imunidade das pessoas.

O estudo analisou os efeitos que os óleos essenciais e os odores emitidos pelas árvores exercem no organismo. Qing Li, um dos cientistas que coordenam a pesquisa, desconfia que os pinheiros estejam entre as árvores que tenham um dos maiores potenciais terapêuticos na natureza.

Li criou o centro de pesquisa International Society of Nature and Forest Medicine, o qual viabiliza a aplicação do cheiro das árvores em tratamentos alternativos. A ação inspirou os finlandeses, que criaram o Finnish Forest Research Institute, centro de referência que também estuda os fins terapêuticos dos cheiros das árvores.

Embora os cientistas ainda não tenham concluído as pesquisas sobre os efeitos dos que sentimos nas florestas, já foi comprovado que olhar para fotografias com temas relacionados ao meio ambiente relaxa o cérebro da mesma maneira que se o indivíduo estivesse no local fotografado. (Do CicloVivo com informações do The Atlantic Cities)