Olho no lance – Na próxima sexta-feira (22) será comemorado o Dia Mundial da Água. A data é usada para proporcionar uma reflexão mundial acerca do uso deste bem tão precioso e finito. O evento especial também serve para instigar uma análise pessoal sobre o que cada um tem feito para preservar a água e mantê-la sempre em boas condições para as gerações futuras.
Todas as escolhas, hábitos e consumos geram algum impacto ambiental. Assim como existem calculadoras que mensuram as emissões de gases de efeito estufa da rotina das pessoas, também é possível calcular a quantidade de água gasta para realizar todas essas tarefas.
O conceito de água virtual é extremamente necessário para que a somatória seja possível. Antes de fazer uma lista com os hábitos alimentares e de consumo é preciso entender que, por trás de tudo isso, existe uma quantidade enorme de água usada e que não pode ser visualizada no produto final. Este pensamento pode ajudar a definir quais são as prioridades e os padrões de consumo aplicados.
A Water Footprint Network é a organização internacional responsável pela criação da calculadora que mede a pegada hídrica, seja ela individual ou de um grupo. A ferramenta ajuda a identificar os pontos mais críticos e aponta o que poderia ser melhorado.
O consumo de carne, por exemplo, é algo que eleva muito a pegada hídrica, por toda a quantidade de água necessária durante a sua produção. As análises também avaliam a quantidade de água gasta diretamente em sua forma natural, ou seja, quantos litros são gastos no banho, na escovação dos dentes, descarga do vaso sanitário, limpeza da louça, e lavagem do quintal e do carro, entre outras coisas.
Clique aqui para fazer o teste e verificar o tamanho da sua pegada hídrica. (Com informações do CicloVivo)