Polícia francesa faz busca no apartamento da diretora-gerente do FMI, em Paris

Reles mortal – Diferentemente do que ocorre no Brasil, onde autoridades suspeitas de envolvimento em escândalos de corrupção e outros crimes são poupadas, na França a polícia realizou na manhã desta quarta-feira (20) uma busca no apartamento de Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional.

Lagarde, que foi ministra das Finanças da França durante ao governo de Nicolas Sarkozy, é investigada por suposto envolvimento no caso de um pagamento feito, em 2008, a um empresário ligado ao então presidente do país europeu.

Enquanto ministra, Christine Lagarde autorizou acordo milionário para encerrar uma batalha judicial contra o empresário Bernard Tapie, decidindo pelo processo de arbitragem. Mesmo contrariando as recomendações de conselheiros do governo, a atual diretora-gerente do FMI deu sinal verde a um pagamento de € 258 milhões a Tapie.

No Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva teve o nome envolvido em inúmeros casos de corrupção, marca registrada de seus dois governos, mas até agora não foi procurado pelas autoridades que investigam os casos, se é que isso realmente acontece. Desde a Operação Porto Seguro, que flagrou sua namorada, Rosemary Noronha, no esquema criminoso da Máfia dos Pareceres, Lula foge da imprensa para não dar explicações aos jornalistas.