PSDB quer trazer estrategista americano para Aécio, mas antes é preciso resolver insegurança em SP

Ponto fraco – Apesar de Aécio Neves não confirmar oficialmente sua candidatura à Presidência da República em 2014, o PSDB, mesmo rachado, já se movimenta para estruturar a campanha do senador mineiro. A cúpula tucana resolveu contratar David Axelrod, um dos responsáveis pela campanha do presidente Barack Obama, para estruturar a campanha do ex-governador de Minas Gerais.

As articulações para trazer Axelrod para a campanha de Aécio partiram do novo marqueteiro do senador tucano, Renato Pereira, e contou com a ajuda do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que é amigo do democrata norte-americano Bill Clinton.

Preparar a campanha com antecedência é sinal de que o PSDB está disposto a brigar pelo direito de retornar ao Palácio do Planalto, mas antes de qualquer ação é preciso eliminar as arestas do governo do tucano Geraldo Alckmin, que em São Paulo está perdendo a guerra para os criminosos.

A insegurança que domina as principais cidades do estado tem assustado os paulistas e pessoas próximas a Alckmin já reconhecem que o problema poderá se transformar no calcanhar de Aquiles da campanha de Aécio Neves.

No auge dos ataques promovidos integrantes de organizações criminosas que dominam os presídios paulistas, o governo federal entrou em cena para oferecer ajuda no combate aos marginais. Antes disso, Geraldo Alckmin substituiu o então secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, por Fernando Grella Vieira.

Mesmo que em termos estatísticos a violência está em curva de queda no estado, se comparada com outras unidades da federação, São Paulo é não apenas a vitrine do País, mas o desejo de consumo do PT, que tem arquivado todas as informações sobre a insegurança. Nos últimos dias, arrastões na capital dos paulistas voltaram a aterrorizar os moradores da maior cidade brasileira.

Caso o projeto do PSDB seja vencer a eleição presidencial de 2014, o melhor é convencer Geraldo Alckmin a colocar a polícia nas ruas e adotar a tolerância zero. Por que os tucanos não trazem ao Brasil o idealizador do projeto que acabou com a criminalidade em Nova York?