Consumo regular de álcool entre brasileiros cresceu nos últimos seis anos e preocupa

Balcão de bar – De acordo com o 2° Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado nesta quarta-feira (10), cresceu em 20%, nos últimos seis anos, o número de brasileiros que consomem bebida alcoólica semanalmente.

Entre as pessoas que bebem, o índice dos que consomem algum tipo de bebida alcoólica uma vez por semana ou mais saltou de 45%, em 2006, para 54% nos dias atuais, segundo a pesquisa.

O estudo da Unidade de Pesquisas em Álcool e Droga (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo aponta ainda que entre as mulheres o aumento nessa frequência de consumo foi ainda mais significativo, passando de 29% para 39%. Entre os homens, o crescimento registrado foi 14,2%.

“Houve um aumento do consumo entre os que bebem. Você tem mais de um milhão de pontos de venda [de bebida alcoólica], as pessoas são estimuladas a consumir”, disse Ronaldo Laranjeira, professor de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e um dos autores da pesquisa.

Em termos gerais, a população que bebe não variou significativamente, passando de 52% para 50%. Pesquisadores destacam que o aspecto mais relevante registrado neste segundo levantamento é o crescimento de um comportamento nocivo em relação ao álcool.

Houve aumento das pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool (quatro unidades para mulheres e cinco para homens) em um curto período de tempo (duas horas). A proporção dessa forma de consumo passou de 45% para 59%. Entre o sexo feminino, há novamente, um crescimento maior, de 36% para 49%.

Álcool e direção

O endurecimento da Lei Seca tem dado resultado, indicam os dados do Lenad. Nesses seis anos, período de análise do Lenad, foi registrada queda proporcional de 21% entre os que admitem ingerir bebida alcoólica e dirigir, Em 2006, 27,5% dos entrevistados admitiam assumir o volante após a ingestão de alguma bebida alcoólica, contra 21,6% atualmente.

A queda mais acentuada ocorreu entre os homens (19%, entre 2006 e 2012), mas eles seguem como maioria entre os que infringem a lei. Em 2012, 27,3% dos entrevistados afirmaram ter dirigido depois de beber, contra 7,1% das entrevistadas.

Bebidas e violência

Dos entrevistados, 27% dos homens com menos de 30 anos que bebem já se envolveram em brigas com agressão. O número é alto em comparação com os indivíduos na mesma faixa etária que não ingerem álcool – só 6% estiveram em brigas, em 2012.

O porte de arma de fogo e o ato de andar armado também sobem quando a análise inclui homens com menos de 30 anos que fazem uso de bebida alcoólica, destaca o Lenad. Entre os cidadãos que não consomem álcool, apenas 5% admitiram usar arma de fogo. Entre os que têm menos de 30 anos e bebem, 10,3% portam armas de fogo.

Esses dados envolvendo violência tornam-se ainda mais preocupantes se considerado que o consumo de bebida alcoólica foi liberado nos estádios de futebol que serão utilizados durante a Copa do Mundo e que o histórico de agressões entre torcedores brasileiros é desanimador.