Alberto Santos Dumont terá homenagem em aeroportos brasileiros

Antes tarde – A partir de agora, todos os aeroportos e bases aéreas do país deverão ter, em local visível, uma homenagem permanente a Alberto Santos Dumont, considerado o “Pai da Aviação”.

Pelo texto aprovado na reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), desta terça-feira (16), terão que ficar expostos bustos, murais, exposições ou outras formas de homenagem que lembrem o pioneirismo e a importância de Santos Dumont.

O PLS 402/2005 foi apresentado pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Na justificativa, Crivella afirma que Santos Dumont foi um inventor, com uma personalidade fascinante. “Ele foi responsável, de modo incontestável, pelo primeiro voo, por meios próprios, de um veículo mais pesado que o ar. Somem-se, ao nunca demais lembrado feito do 14-Bis, inúmeras outras invenções relacionadas à aviação, tal como a primorosa criação de engenharia e design representada pelas aeronaves Demoiselles”.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), relator ad hoc, defendeu que as bases aéreas também sejam alcançadas pelo projeto, já que Santos Dumont recebeu, de modo pioneiro, diversas honras militares. “Nas bases da Força Aérea Brasileira, a homenagem permanente se justifica plenamente. Dumont já recebeu o posto honorífico de marechal-do-ar e foi proclamado Patrono da Aeronáutica Brasileira”.

O título de “Pai da Aviação” foi conferido oficialmente a Santos Dumont por decreto de 23 de outubro de 1991. Em 2006, ele foi reconhecido como Herói da Pátria pela Lei 11.298/06.

Em 2009, a proposta foi aprovada no Senado Federal e encaminhada à Câmara dos Deputados. O texto previa apenas homenagem nos aeroportos. Os deputados incluíram também as bases aéreas, que são unidades militares. Por causa dessa alteração a proposta voltou ao Senado. Foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e agora será apreciada pelo plenário.