Criação de partidos: Câmara vota destaque da MD para que regra só entre em vigor em 2015

Pressão total – O plenário da Câmara dos Deputados vota na terça-feira (23) destaque do líder da Mobilização Democrática (MD), deputado federal Rubens Bueno (PR), para que o projeto que dificulta a fusão e criação de novos partidos só passe a valer a partir de fevereiro de 2015. A proposta da MD tem como objetivo evitar que o governo da presidente Dilma Rousseff se utilize de um “casuísmo golpista” para impedir as articulações de oposição para disputa pelo Planalto 2014.

“Não somos contra a criação de regras. Mas elas não podem ser usadas pelo governo na tentativa de aniquilar, fora do campo, seus adversários. Se o PSD, aliado do governo, conquistou o direto de somar tempo de televisão e fundo partidário com os deputados que atraiu para a legenda, por que impedir, agora, que a oposição faça o mesmo? Estão com medo de uma disputa limpa? O correto, e todo mundo com boa fé política sabe disso, e que as novas regras só passem a valer com o jogo zerado. Ou seja, em 2015”, defende o líder do MD, partido criado na semana passada após a fusão do PPS com o PMN.

Rubens Bueno lembra que o projeto 4470/12 foi colocado na pauta de afogadilho para impedir a fusão que deu origem a MD, além de implodir a criação da Rede, partido que está sendo organizado pela ex-senadora Marina Silva. “Conseguimos garantir a fusão antes da aprovação do projeto. Portanto, mesmo que alguns tentem contestar isso na Justiça, estamos tranquilos. Mas somos solidários a Marina e ao deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que também trabalha para criar suas legendas. De nossa parte, continuaremos batalhando para barrar esse golpe do governo contra seus adversários”, finaliza o líder da MD.