Índice usado no reajuste do aluguel recua em abril e mostra os equívocos da política econômica

Sinal de alerta – Usado como base do reajuste de aluguéis, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) teve variação de 0,15% em abril, contra 0,21% em março, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em abril de 2012, a variação do IGP-M foi de 0,85%. No acumulado deste ano, o índice chega a 0,98% e, em doze meses, a 7,3%.

O recuo do IGP-M não é resultado de uma melhora da economia, mas de situação que começa a preocupar todos os brasileiros, obrigados a constantes mudanças dos hábitos de consumo nos últimos meses. Com a crise econômica assustando cada vez mais por causa da sua resistência, o consumidor tem substituído produtos e adiado a contratação de serviços, o que reforça a ineficácia das medidas sempre tardias adotada pelo governo federal.

A queda do índice de reajuste dos alugueis pode ser facilmente conferida nas grandes cidades, onde sobram imóveis para locação, em especial em áreas nobres. Na maior cidade e mais rica brasileira, São Paulo, há um sem fim de apartamentos para locação na região dos Jardins, quadrilátero badalado da capital dos paulistas e que abriga alguns bairros onde o poder aquisitivo é dos mais elevados.

Outro fator que levou a essa queda está na política salarial. Apesar das muitas negociações entre patrões e empregados, o que vem acompanhado pelo ainda elevado nível de emprego, os salários estão perdendo o ganho efetivo. Esse cenário tem contribuído sobremaneira para a mudança de hábitos e, consequentemente, para o elevado número de imóveis para locação.