Mobilização Democrática intensificará coleta de assinaturas para criar a CPI da Rosemary

Pressão total – Líder da Mobilização Democrática (MD) na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) disse que o partido deverá intensificar as articulações, nesta semana, para buscar as 171 assinaturas necessárias para pedir a instalação da CPI da Rosemary na Casa.

O movimento para criar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar os envolvidos na chamada Operação Porto Seguro – deflagrada em 2012 pela Polícia Federal- começou em dezembro do mesmo ano, mas o Palácio do Planalto orientou, à época, os aliados a barrarem a iniciativa do então PPS.

Agora, a MD espera conseguir apoio até da base governista, já que a presidente Dilma Rousseff estaria enfrentando, dentro do Palácio do Planalto, aliados do ex-presidente Lula que querem o “engavetamento” das investigações contra Rosemary Noronha – ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo. Ela é acusada pela Polícia Federal de integrar um esquema de venda de pareceres e tráfico de influência no governo federal.

Edição da Revista Veja, publicada neste fim-de-semana, mostra que a Secretaria-Geral da Presidência da República tentou retirar da Casa Civil a apuração sobre as práticas ilícitas cometidas pela ex-subordinada de Lula.

De acordo com a reportagem, a pasta, que é comandada pelo ministro Gilberto Carvalho elaborou um processo “paralelo”, como tentativa de atenuar a conduta de Rosemary Noronha. Assim como Rose, Carvalho faz parte do círculo íntimo do ex-presidente.

“Que tanto poder tem esta senhora (Rosemary) junto ao ex-presidente que começa a causar embaraços dentro do próprio Palácio presidencial? Para provar que não está protegendo uma indiciada pela Operação Porto Seguro, Dilma precisa ordenar a seus aliados que assinem a CPI”, desafiou Rubens Bueno.

O líder da MD também vai exigir explicações de Gilberto Carvalho sobre o episódio publicado por Veja. Apresentará requerimento de informações cobrando a Casa Civil e o próprio Carvalho sobre o tal “relatório paralelo”.