Consulado em Sidney: JN noticia com estardalhaço assunto que o ucho.info revelou há quase três meses

Papel carbono – A falta de modéstia da direção da Rede Globo é igualmente proporcional à soberba que reina na emissora do Jardim Botânico. Como se o assunto fosse um furo de reportagem, o Jornal Nacional trouxe na edição desta terça-feira (7) a polêmica que envolve o consulado brasileiro em Sidney (Austrália), onde os funcionários da representação diplomática são vítimas constantes de assédio moral e sexual por parte do embaixador Américo Doyett Fontenelle e o conselheiro César Cidade.

O ucho.info publicou com exclusividade, na edição de 18 de fevereiro, a denúncia dos funcionários do consulado brasileiro na capital da Austrália, retomando o assunto em 1º de abril. A redação do site enviou cópia das matérias para o Itamaraty e para as Comissões de Relações Exteriores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Questionado sobre a insustentável situação que tomou conta do consulado brasileiro na Austrália, o Itamaraty preferiu silenciar acerca do tema, mesmo depois de ter constatado in loco o problema e ouvido a reclamação dos funcionários.

Se situações como as que ocorreram na representação diplomática são inaceitáveis, repugnante é o papel de uma emissora que leva ao ar matéria requentada como se fosse novidade. Para uma rede de televisão que conta com infraestrutura, recursos técnicos e financeiros e correspondentes em diversas partes do planeta, noticiar com estardalhaço um assunto que ganhou a internet quase noventa dias antes é no mínimo sinal de incompetência. Pior do que isso somente a diplomacia tupiniquim!

É por isso que o ucho.info usa há anos o slogan “A MARCA DA NOTÍCIA”. Até porque, aqui se faz jornalismo opinativo sério e com conteúdo, sem apelar ao denuncismo barato e jamais passar pelo caixa do Palácio do Planalto.