Lula ressurge na esteira da mitomania e culpa a imprensa pela fuga de investimentos no País

(Foto: Filipe Araújo - Agência Estado)
Face lenhosa – Indiscutivelmente um animal político, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva começa a afrouxar a fantasia de fugitivo da imprensa e participa de eventos públicos destinados a simpatizantes. Em evento na cidade de São Paulo, na segunda-feira (13), Lula disse que a imprensa é responsável pela fuga de investimentos no País. Habituado a culpar a mídia pela inoperância dos governos do PT, Lula torna-se enfadonho e pouco criativo ao repetir a cantilena visguenta que não encontra mais espaço na seara em que predomina o óbvio.

Os investidores estrangeiros mudaram o destino do dinheiro porque o Brasil tornou-se pouco confiável por causa da persistência da crise econômica e pela incapacidade de enfrentamento por parte do governo. Lula é um falastrão profissional e pode falar o que bem quiser, pois só a sua amestrada claque é que irá aplaudi-lo, mesmo diante de sandices. O que não se pode aceitar é que os veículos de comunicação sejam culpados pela incompetência que marca os quadros do PT e a passagem da legenda pelo poder central.

Lula afirmou que a imprensa brasileira erra ao apresentar o Brasil de forma negativa, o que, de acordo com o petista, estaria comprometendo o fluxo de investimentos para o País. O ex-metalúrgico sabe muito bem que essa fuga de capitais internacionais se deve à situação do País, que só não é revelada de forma isenta porque parte da imprensa passa regularmente pelo Palácio do Planalto, sem contar os pagamentos direcionados feitos a alguns profissionais da comunicação com dinheiro de origem não tão ortodoxa.

Sempre apoiado em alguma declaração galhofeira, o que serve para criar uma cortina de fumaça diante do óbvio, Lula disse que o acusam de lobista. “Tem um jornal que está tentando agora me transformar num lobista. Não é fantástico? “Não sou lobista, não sou conferencista, não sou consultor”, declarou o ex-presidente. Nove entre dez pessoas de bom senso sabem que empreiteiras não contratariam a peso de ouro, apenas por diletantismo, palestras de político acusado de ancorar o maior escândalo de corrupção da história nacional. De igual modo, essas empresas não patrocinariam sem interesse viagens internacionais de um ex-presidente que mandou pelo ralo do cotidiano uma década e colocou sobre o fio da navalha a economia brasileira.

Incapaz de sustentar as próprias palavras, Lula, ao falar sobre o custo de suas palestras, preferiu fugir do tema, mas deixou claro que mentir é sua especialidade. “Cobro caro e não digo quanto cobro. Se quiserem saber quanto eu cobro, me contratem”, afirmou.

Lula é um misto de néscio com espertalhão que só arranca aplausos daqueles que o adulam diuturnamente. Ainda devendo ao povo brasileiro explicações sobre escândalos de corrupção, começando pelo Rosegate, Lula continua agindo de forma covarde ao recusar o convite do editor do ucho.info para um debate de duas horas ou mais. Para que o ex-presidente não comete a leviandade de afirmar que somos intransigentes, o editor concorda que o petista utilize todos os recursos que entender necessários, inclusive assessores.