“Abraço é bom para todo o mundo”

Mãos à obra – A data de 22 de maio foi escolhida no Brasil como a representação do Dia do Abraço. A ocasião é mais um lembrete da importância que esse simples gesto pode ter no convívio em comunidade e também da influência pessoal que o contato entre os corpos pode exercer.

No início deste ano, um estudo da Universidade Médica de Viena (Áustria) mostrou que além de fazer bem, abraçar reduz o estresse, o medo, a ansiedade e a pressão arterial. O abraço ainda promove o bem-estar e melhora a memória.

Tantos efeitos positivos no corpo ocorrem graças à secreção de ocitocina (ou oxitocina) no organismo. O estudo ressalta que todos esses benefícios só acontecem quando abraçamos alguém que gostamos, confiamos ou conhecemos muito bem.

Diante desse fato e de todos os benefícios que um bom abraço pode trazer, abaixo seguem algumas definições sobre os diferentes tipos de abraços, inspiradas no livro Terapia do Abraço, da autora canadense Kathleen Keating.

Abraço de urso: É indicado para qualquer pessoa que compartilha com outro uma causa comum e um sentimento de reciprocidade. Entre família e amigos ele é sempre bem-vindo. A autora diz que ele serve para todos aqueles que queiram dizer sem usar palavras. Uma das mensagens que este gesto transmite é: “Eu sou solidário com qualquer dor ou alegria que você esteja sentindo”. Portanto, pratique o abraço de urso nos bons e nos maus momentos.

Abraço padrão: Este é aquele abraço mais formal, normalmente usado entre colegas de trabalho ou pessoas que acabaram de se conhecer. Mesmo sendo um pouco impessoal, ele ainda é bem mais profundo que um simples aperto de mão.

Abraço de rosto colado: Kathleen caracteriza este abraço como algo que beira o espiritual. Além de manterem o contato dos braços, as pessoas também estão com os rostos colados, de forma que o gesto se torna bastante gentil e delicado. Ele é indicado para os momentos em que a pessoa deseja se desculpar por algo. Mas, também se encaixa perfeitamente nas horas de extrema alegria entre amigos.

Abraço grupal: Existe sensação melhor do que poder compartilhar alegria com pessoas amadas? Este abraço é perfeito para extravasar uma conquista coletiva. Ele também transmite apoio, segurança, afeição e oferece o senso de união.

Abraço do fundo do coração: Este é considerado o ápice do abraço. Kathleen explica em sua obra que os especialistas consideram esse modelo altamente poderoso. O abraço é firme e há contato físico pleno, de forma que a sinceridade e os sentimentos são compartilhados entre os corações, que estão diretamente conectados. Ele tem o poder de afastar todas as distrações externas e funciona bem em todos os momentos. (Do CicloVivo)