Em dia normal de trabalho, Câmara dos Deputados registra a presença de apenas 205 parlamentares

Vida mansa – Em semanas normais, a labuta parlamentar no Congresso Nacional é uma afronta a qualquer trabalhador brasileiro que honra com suas obrigações. Nesta semana de feriado prolongado de Corpus Christi, imaginar que algo proveitoso será decidido no parlamento é no mínimo uma ode à inocência.

Não faz muito tempo, os deputados federais concordaram com uma decisão da Mesa Diretora e aceitaram o novo cronograma de trabalho, que passou a incluir a segunda-feira como dia normal para deliberações na Câmara. Como se o Brasil fosse um fundo de quintal e o que é combinado não vale, o quorum na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (27) era vergonhoso.

Dos 513 deputados, apenas 205 estavam na Câmara às 19h15 desta segunda-feira. No mesmo horário, o plenário da Casa registrava a presença de 164 parlamentares. Esse número é tão falso, que a transmissão da TV Câmara era aquela utilizada nas manhãs de quinta-feira, quando as câmeras fecham em cima dos deputados que discursam e evitam imagens abertas do plenário.

Mas os brasileiros não devem se preocupar, pois esses doutos representantes do povo curtirão o feriado prolongado com o salário depositado na conta corrente, sempre pago com mês a vencer.

É impossível imaginar que com uma classe política desse naipe, que faz do Congresso Nacional um clube privado de negócios, onde cada um aparece quando quer, o Brasil um dia sairá desse marasmo.