CPI do Tráfico de Pessoas recebe delegado federal responsável pela Operação Liberdade

Entregando o ouro – A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas realizará na terça-feira (28) audiência pública para ouvir o delegado federal Dennis Cali, responsável pela Operação Liberdade, realizada há dias no Distrito Federal. Na ação, a PF descobriu uma rede que traz para o Distrito Federal trabalhadores de Bangladesh.

A operação encontrou oitenta bengaleses em Samambaia, a cidade a 35 quilômetros de Brasília. Eles seriam aliciados no país de origem sob promessas de ganhos altos para atuarem em frigoríficos e na construção civil do Brasil.

Para o presidente da CPI, Arnaldo Jordy (MD-PA), que fez o convite ao delegado, os esclarecimentos da Polícia Federal podem ajudar os parlamentares a desvendarem a extensão do esquema. A comissão investiga outros casos de tráfico humano para fins de exploração da mão de obra.

“Esta nova rota descoberta de tráfico internacional de pessoas chama a atenção da comissão, por isso, queremos saber que são os operadores deste esquema, se há indiciados pela PF ou não e quais as empresas que, por ventura, estariam se beneficiando desta mão-de-obra”, justifica o presidente da CPI.

Segundo informações em poder da Comissão, os “coiotes”, como são conhecidos os aliciadores, recebiam entre 1.000 e 1.500 dólares por estrangeiro que trazia para o País. Na mesma sessão, cujo início está marcado para as 10 horas, no plenário 11 da Câmara, a a CPI votará requerimentos relacionados à Operação Liberdade e ao esquema de adoção irregular de crianças no interior do Paraná.