Presidente do STF determina divulgação de dados sobre voos realizados em aviões da FAB

Às claras – Antecipando-se a qualquer eventual pedido futuro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, determinou na segunda-feira (15) a divulgação dos dados referentes às viagens realizadas por autoridades da máxima instância da Justiça em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Com isso, Barbosa não apenas atende ao que estabelece a Lei de Transparência, tão necessária e importante no exercício de cargo público, mas acima de tudo elimina a possibilidade de petistas, preocupados com a reeleição de Dilma Rousseff, começarem a produzir fumaça onde não há fogo.

Desde que assumiu a presidência do Tribunal, o ministro solicitou o apoio da Força Aérea em duas ocasiões. No dia 18 de abril, Joaquim Barbosa viajou a Natal (RN) para uma inspeção no Foro das Comarcas da capital potiguar, como parte do Mutirão Carcerário de 2013, retornando a Brasília no dia 19.

Em 2 de maio, o presidente do STF também utilizou avião da FAB, desta vez para viajar à Costa Rica, onde participou da Conferência Internacional em Comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O evento, na capital San José da Costa Rica, foi promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No dia 3 de maio, o ministro Joaquim Barbosa foi o orador principal da 2ª Sessão Plenária, organizada pela Associação Interamericana de Imprensa (IAPA), que abordou o tema da impunidade para crimes contra jornalistas e defensores dos direitos humanos e a violência de forma geral. O retorno ao Brasil aconteceu no dia 4 de maio.