Divulgação de dados sobre voos da FAB a partir de agora é sinal de medo de quem tem algo a esconder

Operação abafa – A rapidez com que o Palácio do Planalto decidiu divulgar os dados sobre os voos realizados por aviões da Força Aérea Brasileira não foi para atender às roucas vozes das ruas, mas, sim, para evitar que um escândalo maior despencasse sobre o governo de Dilma Rousseff, que anda às voltas com os reveses da crise política.

As informações disponibilizadas no site da FAB referem-se a voos realizados a partir do último dia 12 de julho, o que não contempla os escárnios cometidos antes dessa data. A antecipação dos palacianos é uma tentativa de fazer com que a oposição desista do requerimento de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que cobra do governo um detalhamento da utilização de todas as aeronaves oficiais desde 2002.

Com esse espectro de tempo fixado no requerimento, o governo terá de informar as estripulias cometidas na era de Luiz Inácio da Silva, período em que aviões da FAB eram utilizados como táxi de luxo de um grupo de embriagados pelo poder.

O temor maior dos petistas recai sobre as andanças de Rosemary Noronha, a Marquesa de Garanhuns, namorada de Lula e pivô do escândalo de corrupção que ficou conhecido como Rosegate, sobre o qual o ex-metalúrgico ainda deve explicações aos brasileiros.

A Lei de Acesso à Informação não limita o período dos dados a serem pesquisados, portanto o governo deve responder ao requerimento que foi aprovado no Senado Federal, sob pena de não o fazendo incorrer no crime de responsabilidade. Qualquer manifestação mais ruidosa à porta do Palácio do Planalto será suficiente para que as informações requeridas pelo senador Aloysio Nunes sejam disponibilizadas com rapidez.