Morre, em São Paulo, o músico Dominguinhos, o mais importante sanfoneiro do Brasil

Minuto de silêncio – Morreu em São Paulo, aos 72 anos, o músico Dominguinhos. Há seis anos lutando contra um câncer de pulmão, Dominguinhos morreu, às 18 horas, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas, de acordo com informações da direção médica do Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado desde 13 de janeiro, quando foi transferido de um hospital de Recife. Durante o longo e difícil tratamento, o sanfoneiro desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes.

Nascido José Domingos de Morais, em Garanhuns, cidade do interior pernambucano, Dominguinhos conheceu o mestre Luiz Gonzaga aos oito anos de idade. Com a morte de Gonzagão, o sanfeiro tornou-se seu herdeiro artístico e musical.

Instrumentista, cantor e compositor era considerado o mais importante sanfoneiro do País, tendo conquistado, em 2002, o Grammy Latino com o CD “Chegando de Mansinho”. Ao longo da exitosa carreira, o sanfoneiro fez parcerias de sucesso com Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia, Djavan, entre outros nomes da MPB.