PSDB quer explicação de Fernando Pimentel sobre o maior déficit da balança comercial em 20 anos

Tiro ao alvo – O fiasco da balança comercial sob os auspícios da petista Dilma Vana Rousseff recheará as discussões no Congresso Nacional a partir da próxima semana, quando deputados e senadores retornam ao trabalho. Com isso, o PT terá muito trabalho para evitar que o assunto reverbere além da expectativa do Palácio do Planalto.

Líder do PSDB na Câmara, o deputado federal Carlos Sampaio (SP) anunciou que apresentará no início da próxima semana requerimento de convocação para que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, compareça à Casa para expor detalhes sobre a situação da balança comercial brasileira – dados do próprio ministério mostram que a balança registrou, nos sete primeiros meses de 2013, déficit de US$ 4,989 bilhões, o maior da história para o período.

Para Sampaio, a situação é extremamente grave, o que torna inadiável e urgente a ida do ministro Pimentel ao Congresso para explicar as razões de tão tenebroso cenário tenebroso e quais medidas serão adotadas pelo governo para revertê-lo. “Não é mais o sinal amarelo que está aceso: é a luz no fim do túnel que começa a ficar cada vez mais fraca, quase se apagando, na medida em que nos aproximamos do fim do mandato da presidente Dilma. Onde está a gerente, a grande gestora apresentada pelo ex-presidente Lula nas eleições de 2010?”, questionou o líder tucano.

O requerimento será protocolado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados no início da semana. A expectativa é de que o pedido seja analisado logo na primeira reunião do segundo semestre da Comissão, marcada para o próximo dia 7 (quarta-feira).