Ignorando a crise econômica, Mantega mente ao afirmar que inflação está sob controle

Curto-circuito – O Brasil passa por uma crise que só terá solução plena dentro de aproximadamente dez anos, caso o governo faça a “lição de casa”, mas o ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, consegue, diante de plateia de empresários, afirmar que o País, assim como os outros emergentes, enfrenta uma “mini-crise” e que a inflação está sob controle. Que Mantega precisa mentir para garantir a continuidade do projeto de reeleição de Dilma Rousseff todos sabem, mas é preciso comedimento ao lançar mão da mitomania.

O mais grave nesse cenário de uma crise perigosa e assustadora é que a parcela genuflexa da imprensa se limita a noticiar os fatos de forma isolada, sem contextualizar os acontecimentos ou até mesmo analisá-los sob a ótica da crítica.

Há inúmeros indicadores, não oficiais, que mostram que a inflação está fora de controle e que a crise nada tem de mini. Mesmo assim, o noticiário traz apenas aquilo que interessa ao Palácio do Planalto, que nos últimos anos tem atuado como pauteiro da imprensa chapa branca.

Um dos melhores exemplos da crise e do descontrole da inflação foi revelado pelo próprio governo há alguns dias. Os brasileiros deixaram no exterior, em julho, a bagatela de US$ 2,2 bilhões, volume financeiro 10,1% maior do que o registrado no mesmo período de 2012. Isso se deve ao fato de que fazer turismo no Brasil é proibitivo em termos de preços, assunto que mereceu destaque durante a Copa das Confederações.

A situação torna-se ainda mais compreensível quando os preços de produtos vendidos no Brasil são comparados com os do exterior. Isso explica as viagens de compras que muitos turistas brasileiros têm feito nos últimos anos, em especial para Miami e Nova York.

Guido Mantega pode destilar suas falsas profecias aos quatros cantos, até porque sua credibilidade chegou ao ponto de virar piada no mercado financeiro, mas é preciso que os brasileiros estejam atentos a um detalhe perigoso: o consumo tem recuado e a inflação mantém-se em alta. Há algo errado e explosivo na economia, que nem mesmo os palacianos sabem o que é.