Padilha faz defesa insana do “Mais Médicos” e endossa o desgoverno de Roseana Sarney

Parafuso solto – Ministro da Saúde, o petista Alexandre Padilha anda estressado com as críticas ao programa “Mais Médicos”, que na rede mundial de computadores só é defendido pela tropa cibernética contratada e nababescamente paga pelo Partido dos Trabalhadores. Para um programa que começou a ser desenhado com meses de antecedência, muito antes dos recentes protestos populares, o “Mais Médicos” é uma ode ao fiasco.

Durante audiência no plenário da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (4), ocasião em que a Comissão Geral do Congresso Nacional discutiu o mirabolante programa voltado para a saúde pública, Padilha mostrou o grau de irresponsabilidade de um governo paralisado e marcado pela incompetência de seus integrantes. Em inflamada defesa do “Mais Médicos”, o ministro reconheceu que faltam investimentos no setor da saúde, mas disse que “o médico faz diferença em qualquer situação”.

Abusado, Alexandre Padilha disse que não importa a infraestrutura do sistema público de saúde, pois o atendimento médico pode se dar inclusive em uma rede. Pelo que se notícia, o Brasil não está em guerra e por isso essa afirmação do ministro de usar redes como maca é no mínimo absurda. Em qualquer país minimamente sério, com governantes responsáveis, Padilha já estaria demitido.

Avesso ao contraditório como nove entre dez petistas, Alexandre Padilha não teve como rebater a declaração do médico maranhense João de Deus Oliveira, que aderiu ao “Mais Médicos” e desde o início do programa na zona rural de São Luís. Oliveira, em entrevista a telejornal da Rede Globo, disse que o problema da saúde pública está na falta de infraestrutura e que o governo precisa dar à população a devida contrapartida.

Como sempre afirma o ucho.info, o papel da imprensa não é apenas noticiar fatos, mas proteger a sociedade da virulência do Estado, o que é possível através do jornalismo opinativo e também e principalmente pela conexão de fatos. Sendo assim, a declaração do médico João de Deus Oliveira ratifica as muitas matérias deste site, que afirmam que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, falha de maneira reiterada nas questões da saúde pública no mais pobre estado brasileiro.

É importante destacar que para garantir sua reeleição, em 2010, Roseana prometeu aos maranhenses a construção de dezenas de hospitais e lançou o programa “Saúde é Vida”, nome que abusa da obviedade. Se o Brasil precisa se livrar do desgoverno do PT, o Maranhão não pode mais continuar nas mãos de um grupo de abastados que conseguiu arruinar o estado em cinco décadas.