Denúncia não confirmada de espionagem na Petrobras pode ressuscitar a xenofobia

Armação ilimitada – É importante o brasileiro acompanhar com a devida atenção o desdobramento da suposta espionagem realizada pelo governo norte-americano por meio da National Security Agency (NSA). Por enquanto, o que se tem são apenas denúncias e nenhum dos documentos que embasaram as notícias veiculadas pelo dominical Fantástico teve a veracidade confirmada. Até o momento apenas suposições têm servido para o alarde que o Palácio do Planalto vem fazendo sobre o caso.

Como antecipamos em matéria anterior, na edição desta segunda-feira (9), o governo petista de Dilma Rousseff está explorando ao máximo as denúncias, que até agora carecem de confirmação. Em relação à denúncia de que a presidente foi monitorada pela NSA, de acordo com informações de Edward Snowden, o governo está aproveitando o fato para avançar no processo de compra sem licitação de um satélite geoestacionário.

No caso da Petrobras, não causará surpresa se o PT retomar a xenofobia e ressuscitar o slogan da ditadura “O petróleo é nosso”. Aliás, há alguns anos Lula já se valeu desse bordão oportunista e barato. Como os leilões do pré-sal estão agendados para o próximo dia 21 de outubro, que o País não se surpreenda se até lá surgir alguma notícia nova que suspenda o leilão, apesar de o Brasil precisar de altos investimentos para explorar petróleo em profundidades maiores do que cinco mil metros.

Em nota, a presidente Dilma Rousseff afirmou que se conformadas as denúncias de que os Estados Unidos espionaram a Petrobras para obter informações privilegiadas, ficará evidente que a violação se deu por questões econômicas e estratégicas.

“Se confirmados os fatos veiculados pela imprensa, fica evidenciado que o motivo das tentativas de violação e de espionagem não é a segurança ou combate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos”, destacou a presidente.

Na nota divulgada pela assessoria da Presidência, Dilma lembrou que tentativas de violação e espionagem não são compatíveis com a convivência democrática entre países amigos. “De nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas”, afirmou.

Petróleo é um negócio altamente rentável e tem muita gente de olho nos lucros que sairão das profundezas do oceano. É preciso estar atento, pois uma mudança radical nos planos, que beneficiaria algum grupo ligado ao governo ou ao PT, não deve ser descartada.