Mogi das Cruzes adere à logística reversa e obriga supermercados a coletarem garrafas pet

Logística reversa – A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, município da Região Metropolitana de São Paulo, aprovou, na última semana, projeto de lei de autoria do vereador Caio Cunha (PV) que obriga os hipermercados e supermercados a implantarem pontos de entrega voluntária de garrafas pet.

“Esse material representa grande volume nos lixões e aterros sanitários. Centenas de toneladas dessas embalagens são produzidas no País todos os anos, sendo que quase a metade é descartada na natureza”, afirmou Cunha. Por isso, justifica ele, a necessidade da criação deste projeto.

“A ideia é evitar esse despejo irregular, dando uma destinação adequada às garrafas pet. Com a estrutura adequada, é possível disseminar a cultura da redução do consumo deste produto e também o reaproveitamento das embalagens na sociedade”, destacou.

Segundo o projeto, as garrafas pet recebidas através da entrega voluntária deverão ser encaminhadas a órgãos, ONGs, cooperativas, associações e outras instituições que possam dar o tratamento de reutilização e reciclagem apropriado.

Os hipermercados e supermercados deverão implantar os coletores em local acessível e de fácil visualização. O descumprimento implicará em multa diária de 20 UFMs (Unidade Fiscal do Município), que corresponde a R$ 2.443,40.

Logística reversa

No final de 2008, por ocasião da decisão do então presidente Luiz Inácio da Silva de empurrar dezena de milhões de brasileiros para o consumo irresponsável e descontrolado, o ucho.info fez uma série de alertas. Dentre eles, a necessidade de se priorizar a logística reversa, como forma de diminuir o impacto causado no meio ambiente pelo consumo.

Não se pode pensar em consumo sem antes intensificar as políticas da logística reversa, processo que obriga o fabricante a recolher as embalagens dos produtos que vende, mesmo que por meio de uma cadeia integrada por revendedores e pontos de venda.

O nosso alerta foi simplesmente ignorado, sendo que muitos desconhecem o significado mais raso do termo política reversa. Esse descaso do governo em relação ao destino das embalagens de produtos pode ser conferido nas ruas e avenidas das grandes cidades, cujas calçadas recebem toneladas de lixo em plenas condições de reciclagem.

Enquanto o País não adotar um sistema efetivo de logística reversa, os cidadãos serão cada vez mais vítimas do consumo, que, é bom lembrar, nem de perto é acompanhado pela felicidade. (Com informações da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes)