Manutenção de vetos presidenciais confirma a necessidade de extinção do voto secreto no Congresso

Tudo dominado – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) afirmou nesta quarta-feira (18) que o resultado da sessão do Congresso Nacional que manteve 95 vetos presidenciais em sete projetos mostra que é urgente a aprovação final da Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o voto secreto no parlamento. Na opinião de Bueno, é inadmissível que medidas aprovadas por ampla maioria no Legislativo, como o fim da multa de 10% do FGTS para os empregadores, sejam vetadas pela presidente da República e, na sequência, os parlamentares avalizem o ato do Executivo.

“Quem precisa explicar isso são aqueles que votaram a favor da medida e, agora, votaram contra. Com que justificativa fazem isso? Arrependimento, crise de consciência? É óbvio que não. Nesses casos a pressão do governo é muito grande e, como há o voto secreto, essa desmoralização do parlamento acontece seguidamente”, afirmou Rubens Bueno.

Na avaliação do parlamentar, o voto aberto fortalece o Parlamento e evita essas mudanças repentinas de ideia. “Queria ver como um parlamentar iria justificar que, a pedido do governo, votaria contra seu estado, seu município e os legítimos interesses da sociedade”, exemplificou o deputado, que cobra do Senado Federal uma votação rápida da PEC, já aprovada na Câmara, que põe fim ao sigilo em votações no Congresso.

Quando a classe política começa a zombar da opinião pública, não há como criticar manifestações mais acaloradas, apesar de o vandalismo ser condenável em todas as instâncias. Fato é que entre a depredação de algum bem público ou privado e o pífio espetáculo que teve lugar no Congresso, na noite de terça-feira (17), a única diferença está na materialidade, pois no mais é vandalismo de igual forma.

O grande enigma está na quase escassa paciência dos brasileiros, que em tempos de democracia podem chegar a repetir o gesto truculento dos militares durante a ditadura e fechar o Congresso Nacional. No dia em que a população amanhecer em todas as portas de aceso ao Congresso, impedindo o acesso dos parlamentares, é possível que a classe política acorde para a realidade e escute com mais afinco a voz rouca das ruas. Os políticos estão brincando com a sociedade e esse movimento tem tudo para acabar mal.