Desistências em leilão do pré-sal mostram que PT levou o Brasil ao descrédito, diz líder do PPS

Prova dos nove – A desistência de gigantes mundiais do setor do petróleo de participar do leilão do campo do pré-sal de Libra é reflexo da má gestão do governo do PT, que levou o Brasil a perder credibilidade internacional. A avaliação é do líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), que com sua declaração endossa matéria do ucho.info e aponta alguns dos fatores que levaram a essa situação preocupante para o país.

“Não temos infraestrutura adequada, há insegurança jurídica para os investidores e falta confiança na gestão econômica. Aliado a isso, a excessiva intervenção estatal no setor também afugenta os investidores”, afirma Rubens Bueno.

O governo esperava a participação de 40 empresas no leilão, mas somente 11 se habilitaram. As petrolíferas norte-americanas ExxonMobil e Chevron e as britânicas BP e BG desistiram. “O governo do PT fez o Brasil perder a credibilidade. Essas desistências são um reflexo disso. Nós últimos meses estamos assistindo uma série de fracassos em leilões e concessões. Além do petróleo, existem problemas com as rodovias e os aeroportos. Fica claro que o governo da presidente Dilma não tem um projeto eficiente para melhorar a infraestrutura do país”, diz o líder do PPS.

O deputado salienta ainda que o pré-sal foi utilizado abusivamente como peça de propaganda eleitoral do PT, mas agora fica evidente que sua exploração não é tão simples. “O governo vendeu o pré-sal como a salvação para o Brasil. Mas a autossuficiência em petróleo não chegou, o interesse dos investidores é abaixo do esperado e o retorno para o país ainda é incerto. Da Ilha da Fantasia da propaganda oficial para a realidade existe uma distância muito grande”, finaliza Rubens Bueno.