Horário de verão: atividades físicas e os cuidados necessários no início

Acertando os ponteiros ¬– O horário de verão começa no próximo domingo, 20 de outubro, e é preciso alguns cuidados, especialmente para quem pratica esportes. O importante é adequar-se gradualmente ao novo horário, Isso parece pouco, mas não é.

Quem precisa tomar medicamentos e horários preestabelecidos não deve se preocupar com o relógio que terá de ser adiantado em uma hora a partir de meia-noite de sábado (19). Basta manter os horários do dia relacionando-os às refeições, que servem como referência para os medicamentos.

Em relação ao aparelho circulatório e às atividades é preciso alguns cuidados. Nos primeiros dias do horário de verão sente-se sonolência e lentidão dos movimentos, algo como preguiça com mau humor, mas absolutamente justificável, diz o médico Nabil Ghorayeb. Sendo assim, o melhor a fazer ao despertar é um alongamento dos braços e pernas durante 10 a 15 minutos, o que ajudará a enfrentar o novo horário ao longo do dia.

A Medicina, principalmente a esportiva, mostra que essa atitude é benéfica ao corpo tanto do ponto de vista osteomuscular quanto cardiovascular. Pela manhã é possível que o coração esteja mais acelerado que o habitual, o que não causa preocupação, provavelmente porque o nível elevado de cortisol matinal provoque tal efeito.

Nas primeiras semanas, o corpo se acostumará lentamente ao novo horário de acordar. Por conta disso, as atividades físicas matinais devem ser diminuídas, sendo aumentadas progressivamente com o passar dos dias. O mesmo deve ser aplicado ao volume semanal de exercícios (número de vezes) e à intensidade do esforço físico, procedimento que exige de 14 a 21 dias.

Caso seja possível, transfira os exercícios da manhã para a tarde ou noite, quando o corpo está habilitado fisiologicamente aos estímulos de qualquer esforço físico. Não é preciso fazer uso de medicações ou suplementos, mesmo os populares e polêmicos energéticos, pois tudo se adequará em pouco tempo. (Com informações do Dr. Nabil Ghorayeb – www.cardiesporte.com.br)