Previsões do mercado sobre inflação e juro básico sobem e provam fracasso da política econômica

Sem controle – Há dias, a presidente Dilma Rousseff disse, ao comentar sobre a economia brasileira, que o País está diante de um “copo meio cheio e com viés de alta”. Mais uma sandice oficial com a chancela palaciana, até porque a realidade do cotidiano e as previsões do mercado financeiro comprovam com certa facilidade.

Nesta segunda-feira (21), o Banco Central divulgou os resultados da consulta que realiza semanalmente com analistas e economista das cem maiores instituições financeiras em operação no País. De acordo com o Boletim Focus, do BC, o mercado financeiro elevou sua previsão para o crescimento da inflação e do PIB neste ano, além de também elevar sua expectativa para os juros básicos da economia, que deverão atingir dois dígitos (10% ao ano) ainda em 2013, podendo chegar a 10,25%.

Em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2013, a previsão do mercado financeiro saltou de 5,81%, na semana anterior à última consulta, para 5,83%. Já para 2014, a previsão do mercado para o IPCA recuou de 5,95% para 5,94%.

A previsão sobre a inflação para este ano, e consequentemente para a taxa básica de juro (Selic), pode subir, uma vez que muitos preços ao consumidor devem ser majorados, começando pelo pão e combustíveis. Fora isso, há os preços controlados, como os da energia elétrica, cujas tarifas foram reduzidas depois de acordo entre as empresas geradoras e o governo federal, que sangrará o tesouro Nacional para indenizar as companhias do setor elétrico que aderiram ao plano governamental.

Longe dos números oficiais, que servem para o governo federal enganar diuturnamente a opinião pública, em especial sua parcela desavisada, a inflação real, que é possível ser conferida na prateleira dos supermercados, já bateu na casa dos 20%, o que vem corroendo os salários dos brasileiros.