Morre no Rio de Janeiro o jornalista Maurício Azêdo, presidente da ABI

(Foto: Alcyr Cavalcanti)
Minuto de silêncio – Morreu no final da tarde de sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, o jornalista Maurício Azêdo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, a ABI. Azêdo, de 79 anos, estava internado há duas semanas no Hospital Samaritano, em Botafogo, e faleceu em decorrência de parada cardíaca.

Nascido Oscar Maurício de Lima Azêdo no bairro de Laranjeiras, Zona Sul carioca, o presidente da ABI formou-se em Direito em 960, na Faculdade do Catete, ma decidiu seguir na carreira de jornalista, na qual iniciara em 1958.

Ao longo desses 55 anos dedicados ao jornalismo, Maurício Azêdo atuou como repórter, redator, cronista, editor, chefe de reportagem, editor-chefe e diretor de redação em inúmeros veículos, como o Jornal do Commercio, Diário Carioca, Jornal do Brasil, Diário de Notícias, Jornal dos Sports, Última Hora, O Dia, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, entre outros jornais diários, O Semanário e as revistas Manchete, Fatos & Fotos, Pais & Filhos, Realidade, Placar – cuja criação foi baseada em projeto de sua autoria e da qual foi o primeiro editor-chefe – TV Guia e Carícia.

Nos anos 1970, Azêdo foi o principal editor do Boletim ABI, um dos mais importantes jornais de contestação do regime militar. Foi também um dos fundadores e diretores do Cineclube Macunaíma, que realizou sessões e atividades culturais na ABI de 1973 a 1985.

Militante da União da Juventude Comunista, Azêdo integrou o PCB e depois o PDT. Em 1982, passou a se dedicar também à vida pública, elegendo-se vereador no Rio em três legislaturas (1983-1988, 1989-1992, 1993-1996).

Também foi presidente da Câmara Municipal no biênio 1983-1985, secretário municipal de Desenvolvimento Social (1986-1987) e conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio entre os anos de 1999 e 2004.

O ucho.info, através do seu editor, se solidariza neste difícil momento com os familiares e amigos do jornalista Maurício Azêdo.

Confira abaixo nota de pesar divulgada pela ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, pela morte do jornalista Maurício Azêdo

“Com grande pesar, recebemos a notícia do falecimento do colega Maurício Azedo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa. À frente da entidade, Azedo liderou incansável luta em defesa dos direitos humanos e da livre prática do jornalismo. Foi de grande relevo também sua atuação no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, sempre incansável e movido pelos mais altos ideais. Neste momento de tristeza, presto minha solidariedade aos familiares e amigos de Maurício Azedo.

Helena Chagas
Ministra – Chefe da SECOM
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”