Haddad diz que paga IPTU com alegria, mas aumento do imposto deve tirar 80 mil empresas de SP

Miopia política – Ainda sem ter mostrado uma mínima parte da competência anunciada por seu padrinho político, o lobista Lula, o prefeito Fernando Haddad, de São Paulo, continua a zombar do contribuinte paulistano. Após a aprovação da elevação do IPTU na maior cidade brasileira, o que se deu por placar apertado (29 a 26), Haddad comparou o imposto a uma espécie de condomínio de disse que pagar com alegria.

Que o prefeito petista adotaria um discurso nessa linha todos sabiam, mas não se pode ignorar os efeitos do aumento do IPTU, que será de até 20% para imóveis residenciais e de até 35% para comerciais. A elevação do imposto foi justiçada com o discurso de que os imóveis valorizaram nos últimos anos em decorrência da especulação imobiliária.

Um estudo feito por especialistas aponta que em decorrência da decisão tomada por Fernando Haddad e pela governista na Câmara Municipal, pelo menos 80 mil empresas deixarão a capital paulista por causa do aumento do IPTU. Outras 50 mil, segundo o mesmo estudo, devem encerrar as atividades. As empresas que não se encaixarem nesses parâmetros repassarão aos preços de produtos e serviços o acréscimo no valor do IPTU.

Esse cenário se deve à falta de sensibilidade de Haddad, assim como o populismo barato reinante no Partido dos Trabalhadores, que quer manter congelado, em 2014, o valor das passagens de ônibus, especialmente porque a legenda quer tomar de assalto o governo do mais importante estado da federação, São Paulo.