Dólar encerra a semana perto de R$ 2,32 e escurece ainda mais o horizonte da economia brasileira

Mais um golpe – O Banco Central bem que tentou conter a alta da moeda norte-americana, mas o dólar encerrou a semana cotado a R$ 2,3185, valorização de 2,71% no período. No mês a alta é de 3,77%, enquanto no ano a valorização já está na casa de 13,39%.

Na manhã desta sexta-feira (8), dados sobre o emprego nos Estados Unidos, melhores do que o esperado pelo mercado, impulsionaram a alta do dólar frente ao real. Mesmo com a paralisação temporária do governo norte-americano, por causa de uma disputa política entre democratas e republicanos, a geração de empregos acelerou na maior economia do planeta, em outubro.

Diante da recuperação da economia dos EUA, crescem as apostas de que em breve o Federal Reserve (o BC ianque) começará a retirar os estímulos à economia local, provocando a diminuição da liquidez no mercado financeiro internacional.

Tal cenário significa que o governo brasileiro terá ainda mais problemas para conter um processo inflacionário mais forte, uma vez que o País depende de importações. Um dos setores que deve sentir a alta do dólar é o de alimentos. Algumas commodities agrícolas seguem os preços do mercado internacional, o que deve refletir no mercado interno em curto espaço de tempo.

Por outro lado, fertilizantes e grãos usados na composição de ração animal, na maioria importados, farão com que os preços dos alimentos suba acima do esperado. É o caso das carnes, que já estão com preços desanimadores.